A Universidade e a Pandemia: Emergências e Futuro
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas promove a mesa A Universidade e a Pandemia: Emergências e Futuro, dia 16 de março, às 19 horas nos canais do IFCH-Unicamp no YouTube, Facebook e Twitter.
A mesa contará com a presença da Profa. Dra. Tatiana Roque (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Prof. Dr. Peter Schulz (Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp) e Prof. Dr. Wagner Romão (IFCH Unicamp). A mediação será do Prof. Dr. Alvaro Bianchi.
O agravamento da crise sanitária em decorrência da covid-19 renova a necessidade de reflexões sobre o papel social da Universidade. A ação negacionista de setores do Estado tem um impacto direto sobre a configuração da emergência na área da saúde. O avanço da postura anti-científica é impulsionado por uma política de caráter autoritário.
Qual a atuação da Universidade nesse contexto? Como o histórico recente de tentativas de cerceamento e repressão afeta a Universidade? Que tipo de Universidade vai emergir no contexto posterior à pandemia? Que tipo de ações efetivas podem ser deflagradas a partir da Universidade?
Essas são algumas das questões a serem abordadas nesse evento, que tem como proposta ser uma primeira discussão sobre o contexto de emergência na sociedade e as perspectivas de futuro.
A organização da mesa é dos professores Alvaro Bianchi e Roberto do Carmo.