Lançamento do livro "Marcadores da Diferença: Raça e Racismo na História do Brasil"
O Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult) promove o lançamento do livro Marcadores da Diferença: Raça e Racismo na História do Brasil, dia 11 de novembro, às 18 horas no Canal do IFCH no YouTube. A mesa contará com a presença dos organizadores Gabriela dos Reis Sampaio, Ivana Stolze Lima e Marcelo Balaban e de outros autores, entre eles os professores do IFCH Unicamp Lucinele Reginaldo, Silvia Lara e Maria Clementina Pereira Cunha, além de Amilcar Araújo Pereira, Martha Abreu, Carolina Dantas e Wlamyra Alburquerque.
Lançado pela Editora da UFBA, o livro investiga a história de homens e mulheres não brancos, anônimos ou bem conhecidos, que sofreram as agruras de viver em uma sociedade definida pelo racismo. A obra pretende promover um debate sobre o tema da raça e do racismo a partir da perspectiva da história social. Focalizados em diferentes personagens, os textos revelam de que forma, ao longo do processo histórico, os problemas e relacionados ao racismo foram enfrentados em seus múltiplos sentidos, observando como diferentes marcas da cor, inscritas em diversas realidades e aspectos, produziam (e ainda produzem) distinções sociais, gerando essa violenta forma de opressão que subsiste, surpreendentemente, com tanta força no nosso país.
O evento é organizado pelas professoras Lucilene Reginaldo (IFCH Unicamp) e Ivana Stolze Lima (Fundação Casa Rui Barbosa).