Lançamento do livro "Comunidades tradicionais e educação escolar diferenciada no Vale do Ribeira"

Data da publicação: ter, 27/10/2020 - 18h50min

O Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais Afro-americanos (Lapa/Ceres/Unicamp) promove o lançamento do livro Comunidades tradicionais e educação escolar diferenciada no Vale do Ribeira, dia 04 de novembro, às 19 horas no Canal do IFCH Unicamp no YouTube.

Lançado pela Balão Editoral, o livro é fruto das iniciativas que resultaram no Ciclo de Audiências Públicas sobre Educação Escolar Diferenciada que aconteceu no Vale do Ribeira -SP, em 2015, organizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, em parceria com a Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras (EAACONE) e associações de comunidades tradicionais da região, em particular dos guaranis, quilombolas, caiçaras e caboclos.

Nestas audiências públicas foi realizado um levantamento sobre os principais problemas enfrentados pelas comunidades tradicionais da região no que se refere à educação, incluindo as escolas públicas rurais e urbanas. Esses problemas, expostos e denunciados pelos próprios quilombolas, indígenas, caiçaras e caboclos, foram organizados e sistematizados, tornando este livro um documento muito rico tanto para as comunidades tradicionais quanto para todos aqueles que se interessam pelo assunto.

O evento conta com o apoio do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial (NUDDIR) da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras da USP (NUPAUB).


Programação:

Data Título Local
qua, 04/11/2020 - 19:00 Lançamento do livro "Comunidades tradicionais e educação escolar diferenciada no Vale do Ribeira" Canal do IFCH Unicamp no YouTube