Mini-curso “Introdução às pesquisas em/dos/sobre contextos digitais: Teoria, método e ética”

Data da publicação: seg, 18/05/2020 - 10h30min
(Atenção! Nova data de início do curso: 27 de maio de 2020)

 

Estão abertas as inscrições para o mini-curso Introdução às pesquisas em/dos/sobre contextos digitais: Teoria, método e ética, que será ministrado pela professora Carolina Parreiras (USP, Unicamp).

O curso será composto por quatro aulas online, todas as quartas-feiras, das 15h às 17h, com início dia 27 de maio.

A proposta deste workshop é, a partir do crescente interesse sobre o tema e da necessidade de digitalização de grande parte de nossas vidas imposta pela COVID- 19, refletir sobre a realização de pesquisas com foco ou por meio do digital. É cada vez mais necessário que sejam debatidas as implicações e os usos que as pessoas fazem do aparato tecnológico e, para tal, levar em consideração uma perspectiva multidisciplinar.

Nesse sentido, o objetivo é introduzir as/os participantes aos principais debates neste campo a partir de 3 eixos - teoria, método e ética -, pensando em como a internet se conforma como campo, como contexto e como ferramenta de pesquisa.

O curso finaliza com reflexões iniciais sobre algoritmos, controle, desigualdades digitais e privacidade, bem como traz alguns apontamentos sobre big data. A cada aula será indicado um texto base, que guiará os debates. Ao final dos quatro encontros, será fornecido um compêndio de leituras básicas. Todos os textos serão disponibilizados para download.

Aula 1 – Mapeando o campo de estudos sobre/no/do digital

Aula 2 – Estratégias de pesquisa

Aula 3 – Ética e as pesquisas digitais

Aula 4 – Privacidade, controle, algoritmos e desigualdades

As incrições devem ser relizadas pelo link https://forms.gle/7XqYJRerkZar8AcDA até o dia 15 de maio.

 

A organização do curso é da professora Bárbara Castro, com apoio do Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.

 

 


Programação:

Data Título Local
qua, 27/05/2020 - 23:59 Mini-curso “Introdução às pesquisas em/dos/sobre contextos digitais: Teoria, método e ética” Internet