I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial

Data da publicação: seg, 20/01/2020 - 09h33min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp recebe o I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial, de 09 a 11 de dezembro de 2019.

“Catedrais da indústria”. Esta foi a expressão que muitas vezes  acompanhou a apreciação que os autores contemporâneos fizeram  das grandes fábricas, estações elétricas ou armazéns das grandes cidades europeias no século XIX  e XX. Novas formas arquitetônicas, por vezes padronizadas, aliavam-se a linguagens decorativas baseadas na compreensão historicista do ornamento e do estilo. Nos edifícios, alegorias femininas representavam a indústria, a eletricidade ou a tecnologia; vitrais e ladrilhos hidráulicos narravam as etapas da produção, entre o saber-fazer dos ofícios e as novas técnicas de produção e massificação de padrões e imagens.

A mesma realidade histórica que trouxe a industrialização, a linha de produção e a massificação, abrigou os movimentos de artes e ofícios, que mais tarde se transladariam em outras manifestações como o Art Nouveau, a Secessão Vienense, a Wiener Werkstätte, o construtivismo russo, a Bauhaus. No Brasil, ocorreram processos assemelhados, em que o conhecimento informal e anônimo dos ofícios mesclou-se à produção industrial em larga escala, criando as tensões entre as artes decorativas – artes aplicadas – reduzidas a artes menores dentro da crescente profissionalização do mercado de belas artes e das exigências do consumo.

Central a esse debate está o trabalhador industrial, na união de seus saberes tradicionais à  difícil relação com as máquinas e as novas rotinas de trabalho. Nesse campo, destacam-se as sobrevivências das artes decorativas em meio ao ensino técnico, e as diferentes formas de representar esse trabalhador, seu corpo, seu trabalho e seu ambiente profissional e doméstico.

O I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial objetiva conhecer e dar a conhecer as pesquisas no Brasil que fazem a junção entre o industrial e o artístico, propondo as seguintes linhas temáticas:

Arte e Patrimônio Industrial 1 – A arquitetura industrial e suas especificidades: edifícios fabris ou relacionados ao universo fabril; painéis, murais, vitrais decorativos dentro de  espaços industriais; impasses do restauro e dos usos da arquitetura industrial.

Arte e Patrimônio Industrial 2 – As representações do trabalho e  do trabalhador: artes plásticas, fotografia, cinema, artes gráficas, literatura.

Arte e Patrimônio Industrial 3 – Máquinas, ferramentas e objetos: as dimensões estéticas dos equipamentos e objetos industriais; o design e os designers industriais; a produção industrial de objetos de consumo, a reinterpretação artística das ferramentas e máquinas.

Arte e Patrimônio Industrial 4 – A produção do saber e do ensino: o saber técnico e artístico relacionado à produção industrial; escolas de artes e ofícios, liceus, escolas técnicas, livros e manuais técnicos.

A programação completa e outras informações podem ser consultadas no site do evento.