Entre a autenticidade e a universalidade: Considerações sobre um impasse contemporâneo, com foco no atual cenário brasileiro

Data da publicação: qui, 24/10/2019 - 17h00min

O Centro de Ética e Filosofia Política (CEFiPo) e o Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia promovem a palestra Entre a autenticidade e a universalidade: Considerações sobre um impasse contemporâneo, com foco no atual cenário brasileiro, com Fernando Costa Mattos, dia 04 de novembro, às 16 horas na Sala de Teses 1.

Segundo sugere Charles Taylor em A ética da autenticidade, a modernidade tem como uma de suas principais marcas a valorização do indivíduo. Esse fenômeno costuma ser visto em chave negativa, como causa do excessivo individualismo do homem contemporâneo. Taylor propõe, no entanto, sem deixar de reconhecer esse aspecto negativo do fenômeno, enxergar também os seus elementos positivos, presentes tanto na defesa da liberdade individual e dos direitos humanos, como no "ideal de autenticidade", particularmente forte em artistas e filósofos que valorizam a dimensão singular de cada existência humana. 

Ao mesmo tempo, porém, esses dois ideais - de um lado a liberdade e os direitos individuais, cujo caráter é universal, de outro a autenticidade , cujo caráter é singular - aparecem tensionados entre si, parecendo muitas vezes inconciliáveis. Filósofos que defendem a autenticidade, com efeito, tendem a negligenciar o universal e, em alguma medida, a própria filosofia política, ao passo que filósofos que defendem os direitos universais tendem a negligenciar o singular e as questões existenciais. É justamente essa tensão que pretendemos discutir em nossa apresentação, buscando relacioná-la com o atual cenário brasileiro.

Fernando Costa Mattos é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do ABC, coordenador da Editora UFABC e do Comitê de Direitos Humanos, tendo sido Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas de 2016 a 2018. É pesquisador do  Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Autor dos livros Nietzsche, perspectivismo e democracia: um espírito livre em guerra contra o dogmatismo e Da teoria à liberdade: a questão da objetividade em Kant.

 

 


Programação:

Data Título Local
seg, 04/11/2019 - 16:00 Entre a autenticidade e a universalidade: Considerações sobre um impasse contemporâneo, com foco no atual cenário brasileiro Sala de Teses 1 do IFCH