Curso 'Experimentar antropologias ecológicas'

Data da publicação: ter, 29/10/2019 - 09h05min

O Centro de Estudos Rurais (Ceres) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social promoverão o curso Experimentar Antropologias Ecológicas, em novembro no IFCH. O curso será ministrado por Pedro Castelo Branco Silveira (Fundação Joaquim Nabuco, pesquisador visitante PPGAS/CERES/Unicamp).

O curso propõe praticar conhecimentos a respeito das possibilidades e urgências de intercâmbios entre antropologia e ecologia. Terá foco em abordagens antropológicas que tratam a ideia de social para além das socialidades humanas e a ideia de ecológico para além do conceito de adaptação.

Contará com discussões em sala de aula a partir de bibliografia recente e de encontros com professores convidados. Terá também atividades de campo exploratórias visando práticas de
perceber do ambiente, de seguir malhas relacionais entre humanos e não-humanos e de experimentar etnografias multiespécies.

As aulas serão realizadas nos dias 4 a 8, 11 e 12 de novembro, com 4 horas diárias. A carga horária total será 40 horas, sendo 28 presenciais e 12 de atividades de leitura e produção textual.

O público-alvo do curso são:

- alunos de pós-graduação em Antropologia (preferencial);
- alunos de pós-graduação em Ambiente e Sociedade, Sociologia ou em outros programas, com pesquisa em tema correlato ao curso;
- estudantes indígenas;
- alunos de graduação (a partir do quarto semestre) em Ciências Sociais ou em outras áreas das ciências humanas, artes ou ciências biológicas;
- profissionais da área socioambiental.

A ementa e a bibliografia podem ser consultadas aqui.