Data da publicação: ter, 10/09/2019 - 13h57min

O grupo de estudos O Ensino da Fé Cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV) promove o seu primeiro seminário, dias 23 e 24, no Auditório Fausto Castilho do IFCH.

O ciclo de conferências Antropologia Histórica das Imagens Medievais contará com a presença do historiador medievalista francês Jean-Claude Schmitt, da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) em Paris.

Programação do seminário:

* 23 de setembro (segunda-feira)

14h: Conferência Imagens e História

* 24 de setembro (terça-feira)

10h: Conferência Imagens dos sonhos na Idade Média
14h: Conferência Ritmos sociais e imagens na Idade Média
16h: Apresentação do banco de dados Obras pastorais e doutrinárias da Península Ibérica, com o Prof. Dr. Leandro Alves Teodoro.

As inscrições podem ser feitas no site do IFCH e na hora do evento.

O grupo O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV) foi criado com a finalidade de explorar os caminhos percorridos pela cúpula da Igreja para a fixação das crenças católicas no reino de Portugal e na Coroa de Castela no final da Idade Média e início dos tempos modernos. Envolvendo pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, esse grupo de pesquisa trabalha com a organização de cursos específicos, eventos científicos e com a manutenção de um banco de dados de obras pastorais.

Financiado pelo auxílio Jovem Pesquisador da FAPESP (Processo 2017/11111-9) e sediado na Universidade Estadual de Campinas,o projeto visa serializar a produção de escritos doutrinários e místicos de Portugal e Castela e estimular desde o trabalho de edição de fontes medievais e modernas até a elaboração de estudos dos modos do fazer crer, isto é, dos jogos de ensino e aprendizagem da moral cristã.

seg, 23/09/2019 - 14:00 I Seminário do Grupo “O Ensino da Fé Cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV)" Auditório Fausto Castilho do IFCH
ter, 24/09/2019 - 09:00 I Seminário do Grupo “O Ensino da Fé Cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV)" Auditório Fausto Castilho do IFCH