Exposição 'A representação da Arquitetura em Miguel Dutra'

Data da publicação: seg, 03/06/2019 - 09h45min

A Biblioteca Octávio Ianni do IFCH abrirá a exposição A representação da Arquitetura em Miguel Dutra, de 10 a 31 de de maio. A mostra pode ser visitada durando o horário de funcionamento da biblioteca.

A representação da arquitetura em Miguel Dutra: entre o estilo e a técnica.

Miguel Arcanjo Benício d’Assumpção Dutra - arquiteto, entalhador, decorador e armador de gala, nascido em Itu em 1812 e falecido na cidade de Piracicaba em 1875, nomeado por vezes de Miguel Dutra, ou simplesmente Miguelzinho Dutra - constitui um ponto de clivagem dentro do quadro de representações e fontes imagéticas da província de São Paulo durante o século XIX.

(6ª Vª.) Guaratinguetá. huã legoa adiante da Capella da Sª da Apparecida, tirada do Oriente. Miguelzinho Dutra (atribuída). Aquarela sobre papel. Dimensões:19,9 x 36 cm. Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O caráter poliforme da produção de Miguel Dutra, artista atuante em diversas áreas da manufatura artística, é referenciado como de um novo olhar, cujo enfoque a partir da temática liga-se ao reconhecimento do protagonismo paulatino da representação arquitetônica atrelada à paisagem.

É inegável a importância do desenho documental e técnico que assume um novo estatuto para arquitetos e construtores atuantes na segunda metade do século XIX. Estamos diante do advento da fotografia e da substituição da técnica construtiva da Taipa de Mão e de Pilão para as alvenarias em Tijolos, disseminadas fortemente no interior do estado de São Paulo com o avanço da ferrovia.

5ª. Vª Pindamoinhangaba. 3 legoas adiante de Taubaté tirada o Occidente. Miguelzinho Dutra (atribuída). Dimensões: 26,7 x 41,9 cm.Aquarela sobre papel. Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Entre as principais instituições que guardam as obras originais de Miguel Dutra destacam-se a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, além de outras coleções privadas, totalizando mais de 100 obras realizadas em aquarela.

Porta feita no pátio do Carmo, por ocasião da visita de S. Majestade a Itu. Aquarela sobre papel. Data: 02/03/1846. Miguelzinho Dutra - Dimensões: 0,26 x 0,20. Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Crédito fotográfico da Reprodução: Hélio Nobre.

Diante da impossibilidade de expor as obras originais e levando em consideração a lógica da preservação, apresentamos reproduções realizadas a partir da impressão com pigmentos e extratos minerais no papel de algodão Canson Fine Art. Os originais pertencem ao acervo do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu que, por meio de mostras itinerantes organizadas pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretária de Cultura, convida-nos a olhar atentamente para os detalhes construtivos, técnicos e estilísticos. Esses detalhes são reveladores da essência da atuação de Miguel Dutra, marcada pelo ofício da arquitetura, ornamentação e construção de edificações religiosas no interior da província de São Paulo durante os oitocentos.

Ficha Técnica:

Curadoria: Prof. Dr. Marcos Tognon,  Silvana Meirielle Cardoso (mestranda no Programa de Pós-Graduação em História), Dr. Emerson Ribeiro Castilho (Diretor do Departamento de Patrimônio de Itu).

Realização: MAHMI – Itu – SP. Ornamenta – Unicamp.  Design Gráfico: Mateus Alves Silva. Montagem: Biblioteca Octavio Ianni.

Data Título Local
sex, 10/05/2019 - 09:00 Exposição 'A representação da Arquitetura em Miguel Dutra' Biblioteca Octávio Ianni