Re-Existir: Arte, Mídia e Política no Mundo Indígena

Data da publicação: seg, 06/05/2019 - 09h23min

O saguão da Biblioteca Octávio Ianni recebe a mostra Re-Existir: Arte, Mídia e Política no Mundo Indígena, que estará aberta ao público até o final de abril.

 

A exposição conta com fotografias e instalações dos artistas Denilson Baniwa, Edgar Corrêa Kanaykõ e do coletivo da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI), e conta com curadoria de do professor Antonio Guerreiro Jr. e da pesquisadora Luiza Serber.

O fotógrafo Edgar Corrêa Kanaykõ pertence ao povo Xakriabá, habitantes do norte de Minas Gerais. Mestre em antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais, Edgar atua como etnofotógrafo, mobilizando suas imagens como isntrumento de luta pelos direitos dos povos originários. A exposição contará com imagens realizadas em abril de 2017 no Acampamento Terra Livre em Brasília. 

Já o artista visual Denilson Baniwa é natural de Rio Negro, Amazonas. Seus trabalhos expressam sua vivência como artista e ativista indígenam mesclando referências tradicionais e contemporâneas. As obras apresentadas jogam com sensações de familiaridade e estranhamento, naturalidade e choque, se propondo a refletir sobre a naturalização de preconceitos em relação aos povos indígenas.

E a Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI) é formada por jovens produtores de vídeoarte autônomos formada por membros das etnias Guarani, Kaiowá e Terena. Atuam desde 2008 no Mato Grosso do Sul promovendo a difusão de conhecimentos tradicionais por meio do registro de suas práticas, fomentando o intercâmbio entre as sociedades indígenas e não indígenas.

 


Programação:

Data Título Local
seg, 08/04/2019 - 09:00 a ter, 30/04/2019 - 22:30 Re-Existir: Arte, Mídia e Política no Mundo Indígena Biblioteca Octávio Ianni