Histórias Negras em Quadrinhos: 'Angola Janga - Uma História de Palmares' e 'Carolina'

Data da publicação: qua, 28/11/2018 - 16h57min

O IFCH recebe o lançamento dos livros Angola Janga - Uma História de Palmares, de Marcelo D'Salete, e Carolina, de Sirlene Barbosa e Joao Pinheiro, dia 28 de novembro. 

Angola Janga - Uma História de Palmares será lançada às 9 horas no Auditório II do IFCH, com a presença do autor Marcelo D'Salete e do professor Mário Medeiros, do Departamento de Sociologia. Já Carolina será lançada às 14h30, com a participação dos autores Sirlene Barbosa e João Pinheiro, e o professor Mário Medeiros. 

Vencedor do Prêmio Jabuti 2018 na categoria Histórias em Quadrinhos, Angola Janga conta a história do Quilombo dos Palmares. Por mais de cem anos, foi como um reino africano dentro da América do Sul. E, apesar do nome, não tão pequeno: Macaco, a capital de Angola Janga, tinha uma população equivalente a das maiores cidades brasileiras da época. Formada no fim do século XVI, em Pernambuco, a partir dos mocambos criados por fugitivos da escravidão, Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas. Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e um símbolo de liberdade para os escravizados. Seu maior líder, Zumbi, virou lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra. 

Carolina conta a história de Carolina Maria de Jesus foi um dos grandes fenômenos literários do Brasil nos anos 1960. Seu livro de estreia, ''Quarto de Despejo'', ficou no topo da lista de mais vendidos e foi publicado em mais de 13 países. Negra, pobre, moradora da favela do Canindé, zona norte de São Paulo, e mãe de três, Carolina narrava no livro seu cotidiano na favela. Foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que a ajudou a publicar o trabalho. A história de luta, fama e declínio de umas das mais marcantes vozes femininas da literatura brasileira está em Carolina, biografia em quadrinhos de João Pinheiro e Sirlene Barbosa. O livro narra sua infância pobre em Minas Gerais, sua vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento.

Os lançamentos são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

 


Programação:

Data Título Local
qua, 28/11/2018 - 14:30 Histórias Negras em Quadrinhos: 'Angola Janga - Uma História de Palmares' e 'Carolina' Auditório II do IFCH