Colóquio Interdisciplinar Crise Mundial das Águas Urbanas e Cidades Resilientes

Data da publicação: qua, 21/11/2018 - 10h24min

O IFCH sedia o Colóquio Interdisciplinar Crise Mundial das Águas Urbanas e Cidades Resilientes, que será realizado entre os dias 21 e 22 de novembro. 

Tendo como tema Crise Mundial das Águas Urbanas e Cidades Resilientes, o Colóquio Interdisciplinar é Organizado pelo Núcleo de Estudos de População ‘Elza Berquó’ (Nepo) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos, o evento visa analisar e debater em profundidade os processos globais contemporâneos que ameaçam a qualidade e a disponibilidade dos mananciais de abastecimento das grandes metrópoles, assim como os riscos e ameaças às respectivas populações que provêm de águas contaminadas, enchentes e inundações potencializadas pelas mudanças climáticas em curso. 

Trata-se de diagnosticar e propor soluções ou diretrizes para os diferentes aspectos desta crise, cujas causas e efeitos se manifestam de maneira muito diferenciada conforme a região abordada. O foco nas “águas urbanas” e nas grandes cidades  se justifica tanto por razões de caráter sociodemográfico e ambiental quanto por motivos políticos e econômicos. Cabe questionar o caráter global da(s) crise(s) da água, que ultrapassam a esfera das cidades.

A programação completa e outras informações podem ser consultadas no site do Colóquio.

 

 

 

 


Programação:

Data Título Local
qua, 21/11/2018 - 14:00 Colóquio Interdisciplinar Crise Mundial das Águas Urbanas e Cidades Resilientes Auditório I 'Fausto Castilho' do IFCH