Workshop 'Mobilidade da População e Processo de Metropolização - Revisitando Enfoques, pensando em Avanços'

Data da publicação: ter, 30/10/2018 - 15h19min

O Núcleo de Estudos de População 'Elza Berquó' organiza o workshop Mobilidade da População e Processo de Metropolização - Revisitando Enfoques, pensando em Avanços, dia 14 de novembro, à partir das 9h30, no Auditório do Nepo.

Este workshop reunirá demógrafos especialistas em estudos migratórios e processos de urbanização e metropolização para refletir sobre os avanços identificados nesse campo em termos teóricos/metodológicos, tendo como referência contribuições clássicas na áreas de economia política de migração, em especial o ensaio seminal de Paul Singer, “Migrações Internas: considerações teóricas sobre o seu estudo”.

Ao revisitar este autor e as linhas teóricas que o influenciaram, tendo como pano de fundo os novos contextos econômicos, políticos e regionais, em especial, as novas formas de expansão urbana das metrópoles, espera-se obter uma síntese dos avanços obtidos na interpretação dos fenômenos e, principalmente, das lacunas por enfrentar.

Espera-se, com este evento, fomentar um processo de reflexão que culmine na intensificação de pesquisas e proposições de ordem teórica que incrementem a capacidade de compreensão dos movimentos populacionais na metrópole contemporânea.

As inscrições podem ser realizadas no site do Nepo.

 


Programação:

Data Título Local
qua, 14/11/2018 - 09:30 Workshop 'Mobilidade da População e Processo de Metropolização - Revisitando Enfoques, pensando em Avanços' Auditório do Nepo