40 anos de 'Uma literatura nos trópicos', de Silviano Santiago

Data da publicação: qua, 29/08/2018 - 16h46min

O IFCH Unicamp recebe o evento 40 anos de Uma literatura nos trópicos, de Silviano Santiago - Diálogos interdisciplinares no dia 12 de setembro, a partir das 14 horas na Sala da Congregação.

Realizado junto com a UFRJ e UFMG, o evento resgata o aniversário de lançamento de Uma literatura nos trópicos (1978), publicação de Silviano Santiago importante na historiografia da crítica literária no Brasil. O livro foi responsável por colocar a literatura contemporânea como objeto de estudo acadêmico. A maior parte dos onze ensaios aborda o tema da dependência cultural. Desatando esse antigo nó a partir de novas e diferentes pontas, ele explora toda a complexidade da relação entre o criador dos países periféricos e a cultura das antigas metrópoles.

O evento na Unicamp abrirá com uma conferência com André Botelho (UFRJ), Mariana Chaguri (Unicamp) e Roberto Said (UFMG), seguida de uma conferência com Wander Mello Miranda (UFMG) e de uma mesa redonda com Bernardo Ricupero (USP), Ana Lúcia Teixeira (Unifesp), Jorge Myers (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina), Roberto Said (UFMG) e Lilia Schwarcz (USP e Universidade de Princeton, Estados Unidos).

qua, 12/09/2018 - 14:00 Uma literatura nos trópicos, de Silviano Santiago - Diálogos interdisciplinares Sala da Congregação do IFCH