Lançamento e debate sobre o livro 'A Mulher É uma Degenerada', de Maria Lacerda de Moura

Data da publicação: qua, 12/09/2018 - 09h00min

O Programa de Pós-Graduação em História do IFCH Unicamp promove o lançamento do livro A Mulher É uma Degenerada, de Maria Lacerda de Moura, no dia 13 de setembro, às 16 horas, na Sala de Defesa de Tese. 

O evento contará com uma roda de conversa com Margareth Rago (professora colaboradora do Departamento de História do IFCH), Fernanda Grigolin (organizadora dessa edição) e Elena Schembri (doutoranda em história na Unicamp). 

Esse lançamento é da edição fac-símile publicado pela Editora Tenda de Livros do livro original, lançado inicialmente em 1924 e com última edição em 1932. Maria Lacerda de Moura (1887-1945) foi pensadora anarquista brasileira e pacifista. Precursora do anarcofeminismo, sendo extremamente ativa em sua época e lida por intelectuais, militantes e escritores tanto do Brasil quanto do exterior. Maria Lacerda publicou mais de vinte livros, entre eles Renovação (1919), A mulher e a maçonaria (1922), A fraternidade na escola (1922), A mulher é uma degenerada (1924), Religião do amor e da beleza (1926), Amai e… não vos multipliqueis (1932), Fascismo: filho dileto da igreja e do capital (1933). Foi editora da revista Renascença.

Uma das grandes novidades do pensamento de Maria Lacerda é a crítica à moral sexual de sua época e ao regime de verdades hegemônico com a imposição da identidade mulher, asséptica e higienizada,a afirmação é da professora titular da Unicamp Margareth Rago. “As bandeiras da luta da anarcofeminista Maria Lacerda de Moura só serão retomadas pelo movimento feminista na década de 1970, sem necessariamente alguma referência inicial a ela, já que, apenas nos anos de 1980, passamos a tomar contato com sua história e escritos, ainda hoje de difícil acesso”, explica Rago.

O lançamento do livro na Unicamp é organizado pela Profa. Dra. Luana Saturnino Tvardovskas, do Departamento de História do IFCH.

 


Programação:

Data Título Local
qui, 13/09/2018 - 16:00 Lançamento e debate sobre o livro 'A Mulher É uma Degenerada', de Maria Lacerda de Moura Sala de Defesa de Teses do IFCH