Data da publicação: qua, 26/08/2009 - 00h00min

Data Título Descrição
ter, 25/08/2009 - 21:00 a qua, 26/08/2009 - 22:00 Seminário Franco – Brasileiro sobre Economia Solidária e as Novas Configurações do Trabalho. Programação do Seminário Franco – Brasileiro sobre Economia Solidária e as Novas Configurações do Trabalho. Local: Auditório I do IFCH 26/08/2009 9h30-12h30 Precarização e novas configurações do trabalho Nadya Araujo GUIMARAES (USP) : “O vínculo formal ainda é aquele? Refletindo sobre novas tendências à luz do caso de São Paulo” Jacob Carlos LIMA (UFSCar): “O trabalho associado no Brasil: duas décadas depois” Liliana Segnini (Unicamp/Decise): “Cooperativa de músicos: estratégia de uma categoria face ao mercado e possibilidades de precarização do trabalho artístico” Isabel GEORGES (IRD/Unicamp): “Trabalho precário ou inclusão social e econômica ? O caso dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de proteção social (APS) da região metropolitana de São Paulo (RMSP), Brasil” Debatedora: Márcia de Paula LEITE (UNICAMP/DECISE). 14h30-17h Economia solidária e formas de mobilização Francisco ALVES (UFSCar): “Autogestão e economia solidária: será possível tal relação no capitalismo contemporâneo?” João Roberto PINTO LOPES (Ibase): “A organização social da economia solidária no Brasil: de volta à arte da associação” Cibele S. RIZEK (USP São Carlos): “Liminaridades e porosidades - novas e velhas formas do trabalho na cidade de Sao Paulo” Debatedora : Magda NEVES (PUC Minas) 19h-20h Projeção do documentário « Ajuste », de Robert Cabanes, Daniel Veloso, Zé Cesar Magalhães, seguido de debate com autores e produtores. Local: Estação Guanabara – Praça Mauá – Campinas. 27/08/2009 9h30-12h30 Políticas públicas, papel do Estado e economia social e solidária Genauto Carvalho de FRANÇA FILHO (UFBa) e Jean-Louis LAVILLE (CNAM): “Economia social e solidária. Uma perspectiva internacional.” Lorena HOLZMAN (UFRGS): “Empreendimentos solidários e agentes externos. Autonomia ou tutela?” Debatedor: Luiz Inácio GAIGER (UniSinos) 14h30-17h Questões de gênero, configurações familiares e saberes Angela ARAUJO (Unicamp/IFCH): “Gênero e Informalidade no Brasil” Maria-Rosa LOMBARDI (FCC): “A posição das mulheres no mercado de trabalho no Brasil” Dominique VIDAL (Université Paris VII-URMIS): “As transformações do emprego doméstico na França aos serviços pessoais : um debate antigo, novas questões” Madeleine HERSENT (ADEL): “Cooperações e autonomia nas iniciativas de mulheres na economia solidária” Mirian NOBRE (SOF): “Diálogos entre a economia feminista e a economia solidária nas experiências dos grupos de mulheres” Debatedora: Helena Evento realizado no âmbito de França.BR 2009, o Ano da França no Brasil, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas- IFCH, da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Este seminário internacional se propõe a debater resultados parciais do projeto « A crise do trabalho e as experiências de geração de emprego e renda: as distintas faces do trabalho associado e a questão de gênero » (FAPESP) e do projeto bilateral franco-brasileiro « As novas configurações do trabalho e trajetórias de inserção de populações de baixa renda » (CNPq/IRD). Visa refletir sobre o papel dos empreendimentos sócio-econômicos da assim chamada “Economia Solidária” para o desenvolvimento atual do sistema capitalista, enfocando estudos empíricos e teóricos realizados no Brasil e na França. Pretende analisar transformações no trabalho de homens e mulheres, considerando a globalização da estrutura produtiva, as mudanças no papel do Estado, as transformações nos papéis familiares e de gênero, as novas formas de organização do trabalho na sociedade civil (ONGs, associações, cooperativas etc), bem como os reflexos desse conjunto de alterações na articulação dos espaços privado e público. Algumas das questões a serem debatidas são: Como definir os espaços público e privado? Quais são as dinâmicas que atuam para sua “privatização” ou “publicização” e quais são as formas de mediação? Qual a contribuição desses empreendimentos sociais e econômicos para a dinâmica atual do capitalismo? Qual o lugar dos saberes formais e informais nas trajetórias sócio-ocupacionais dos homens e das mulheres nesse cenário?