Seminário de 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia
O Seminário 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia será realizado entre os dias 10 e 12 de março de 2025, no IFCH Unicamp. O evento celebrará as cinco décadas de trajetória do programa, reunindo docentes e discentes de diversas gerações que contribuíram para a construção de suas linhas de pesquisa e sua relevância acadêmica .
O seminário tem como objetivo não apenas refletir sobre as origens e a história do programa, mas também discutir seu presente e futuro. A programação contará com mesas-redondas, aulas magnas e debates que abordarão temas centrais da sociologia, como pensamento social brasileiro, ciência e tecnologia, cultura, trabalho, desigualdades, cidadania, crise ambiental e justiça social.
A abertura do evento ocorrerá no dia 10 de março, às 9h30, com uma mesa composta pela professora Rachel Meneguello, pró-reitora de pós-graduação da Unicamp, e pelo professor Leonardo Fontes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Em seguida, serão realizadas as mesas Pensamento Social Brasileiro e o Fazer Sociológico no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência, Tecnologia e o Fazer Sociológico no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. À tarde, o debate seguirá com a mesa Perspectivas sobre a Conjuntura Contemporânea: Cidadania, Crise Ambiental e Justiça Social. O dia será encerrado com a aula magna As Ciências Sociais e seu Tempo, ministrada pelo sociólogo Renato Ortiz.
No dia 11 de março, o seminário continuará com mesas que discutirão as perspectivas do programa, sua formação, diálogos e trajetórias, além de temas como cultura, trabalho e desigualdades. O destaque do dia será a aula magna O Nosso Fazer Sociológico Crítico: Gênese, Consolidação e Desafios, com Ricardo Antunes.
O evento será finalizado no dia 12 de março, às 15h, com a cerimônia de entrega do título de Professora Emérita a Élide Rugai Bastos, reconhecendo sua contribuição fundamental para o programa e para as ciências sociais no Brasil.
O seminário é aberto ao público e será uma oportunidade única para celebrar a história e o impacto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp.