Dossiê "Experiências intelectuais negras: Brasil e diáspora"

Data da publicação: sex, 04/02/2022 - 16h30min

A revista Estudos Históricos do CPDOC-FGV abre inscrições para o envio de artigos para o dossiê Experiências intelectuais negras: Brasil e diáspora, organizados pelos professores Mário Medeiros (Unicamp) e Vítor Queiroz (UFRGS).

Os organizadores pretendem receber artigos que tratem das multifacetadas experiências intelectuais negras no Brasil e nas diferentes partes do mundo conectadas pela diáspora africana, em termos de solidariedade, projetos comuns ou em disputa, circulação de ideias e pessoas, instituições, artes, encontros, saberes e associativismos nacionais ou transnacionais. 

Tais experiências são componentes indissociáveis da modernidade ocidental, sendo muitas vezes críticas de sua hegemonia branca, capitalista, burguesa, patriarcal, machista e homofóbica. Assim, a modernidade afro-diaspórica precisa ser analisada e discutida, tanto naquilo que adere ao ideal moderno quanto em suas variadas insubordinações decorrentes da crítica vital às realidades racistas, coloniais e neocoloniais em que se desenvolveram.

Num contexto de pandemia e de protestos transnacionais contra a memória social do racismo e do colonialismo, como vimos em 2020, esperamos também receber reflexões críticas sobre este tempo presente. Ressaltamos, por fim, que para nós a ideia de intelectual adquire um sentido amplo, público e inclusivo, não apenas o ligado a instituições de ensino e à cultura letrada. 

As regras para submissão de artigos estão no site da revista, podendo ser acessadas pelo endereço que consta na imagem. Detalhes na aba "Próximos Temas" da revista: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/announcement 

O prazo para submissão será entre os dias 01/02 até 01/05/2022. A publicação está prevista para setembro de 2022.