Mesa 1 do Fortuna Crítica - Ciclo II - Elide Rugai Bastos

Data da publicação: sex, 20/08/2021 - 14h48min

Em duas etapas distintas do debate internacional das ciências sociais, a questão social aparece como componente fundamental: na formulação da diversidade – regional, setorial, racial, cultural, religiosa – e na sugestão de políticas públicas visando à homogeneização da sociedade ou à superação/acomodação das desigualdades. Levando em consideração essas proposições, buscarei apontar como essas questões são abordadas pelos autores brasileiros em períodos importantes marcados pela mudança social. Nessa direção procurarei apontar como o pensamento conservador no Brasil marcou fortemente a exclusão de vastos setores da população a partir da naturalização da desigualdade.

Textos indicados para leitura

Bastos, Elide. A questão social e a sociologia. Publicado originalmente em São Paulo em Perspectiva, 1991. (Versão revista e ampliada faz parte do livro Florestan Fernandes e a terceira margem da sociologia – em preparação)

FERNANDES, Florestan. Circuito fechado. São Paulo: Hucitec, 1976.

 

FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil. Aspectos da formação social brasileira como processo de amalgamento de raças e culturas. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1947.

VIANNA, Oliveira. Populações Meridionais do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1952.


Clique na imagem para o link direto da transmissão:



 

Neste segundo ciclo do projeto Fortuna Crítica, Elide irá discutir como a questão democrática é enfrentada por autores brasileiros na área do pensamento social, frisando seu lugar central ou marginal no debate.

Buscar-se-á mostrar como a partir da formulação genérica “questão social”, os dilemas que se apresentam em diferentes momentos da história do Brasil são enfrentados via formulação de ideias que influem na formação da opinião pública e, ainda, na institucionalização de medidas político-sociais.

Dois pontos de partida configuram o encaminhamento dessa proposição: a questão democrática deve ser discutida teórica e historicamente; refletir sobre ela supõe aceitar o princípio dinâmico da sociedade, supondo a emergência de novos atores sociais resultantes de mudanças de ordem econômica, social, política e cultural.

Mais informações no site: https://sites.google.com/view/fortunacriticasociologia/ciclos-de-palestr...