Nota do Departamento de Filosofia sobre o falecimento do professor Roberto Romano

Data da publicação: sex, 23/07/2021 - 17h40min

O Departamento de Filosofia lamenta profundamente a morte de seu professor Roberto Romano, falecido nesta quinta-feira (22), aos 75 anos. Romano era graduado em Filosofia pela USP e doutor em Filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris. Romano escreveu diversos livros relevantes para os estudos de Filosofia Política e Ética, dentre os quais encontram-se "Igreja contra Estado" (1979), "Conservadorismo romântico: Origem do totalitarismo" (2001), "Silêncio e Ruído: a sátira em Denis Diderot" (1996) e "Razão de Estado e outros estados da razão" (2014). Em 2015, foi vencedor do prêmio Jabuti pela tradução da obra completa de Espinosa, editada em quatro volumes em conjunto com Newton Cunha e Jacó Guinsburg.

Romano também ganhou destaque fora do mundo universitário como articulista político em jornais e noticiários nacionais. Sempre atento à conjuntura brasileira, acompanhava com apreensão a evolução da pandemia no país. Em um de seus últimos artigos, Romano criticou a conduta negacionista do governo federal: “Se o presidente classifica trágica moléstia como simples gripe e nega os saberes científicos ao impor fármacos, estamos na aurora do fascismo” (Jornal da Unicamp, junho de 2020).

Romano era casado há 50 anos com a socióloga Maria Sylvia de Carvalho Franco, também professora de nosso Departamento de Filosofia. Deixa, ainda, dois enteados, ambos professores, Luíza Moreira, e Roberto Moreira, e duas netas.