Data da publicação: ter, 27/10/2020 - 18h35min

É com grande pesar que anunciamos o falecimento na madrugada do dia 27 de outubro do professor José Alberto Magno de Carvalho, um dos mais importantes demógrafos do país e com amplo reconhecimento internacional, tendo sido o único brasileiro a presidir a International Union for the Scientific Study of Population (IUSSP), principal associação científica do mundo na área da demografia. José Alberto, ou Zé Alberto como gostava de ser chamado, foi, sem dúvida nenhuma, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da demografia no país e deixa um legado e, ao mesmo tempo, um vazio enorme para tantos pesquisadores que, de forma direta ou indireta, foram influenciados por sua grande capacidade e, sobretudo, paixão pelos estudos de população. Economista de formação, obteve mestrado e doutorado em Demografia pela London School of Economics (University of London) e tornou-se Professor emérito e titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde fundou o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), centro de referência e excelência para a Demografia nacional e mundial. Muito mais que percorrer seu vasto e diversificado currículo, como colegas, nós do NEPO ressaltamos sua abnegação e incansável dedicação para a expansão e fortalecimento da Demografia.

Zé Alberto foi, sem dúvida, uma referência que formou e influenciou muitas gerações de demógrafos e assim permanecerá na memória de todas e todos que, inspirados por ele, seguem na luta para que a pesquisa e ensino em demografia sejam cada vez mais fortes. Nossa solidariedade e carinho para todos os familiares e para a grande família do CEDEPLAR.

Zé Alberto, sua alegria, força e presença de espírito certamente nos farão muita falta.

Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó"

Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp

Programa de Pós-Graduação em Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp