NEOCONSERVADORISMO-NEOLIBERAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: uma investigação da representação de família no portal online da Universal do Reino de Deus

Essa pesquisa objetiva compreender se valores e princípios neoconservadores e neoliberais podem estar sendo articulados, no curso do tempo presente, em outros espaços que não o da política institucional. Para isso, interroga se a representação de família elaborada e difundida por lideranças religiosas da Universal do Reino de Deus é neoconservadora-neoliberal. Para responder a essa pergunta, foi construído um corpus documental composto por 257 postagens publicadas entre os anos de 2017 e 2021 pelo atual líder terreno da Universal, bispo Renato Cardoso. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, evidenciaremos a maneira pela qual a representação familiar iurdiana envolve e articula o neoliberalismo e o neoconservadorismo, promovendo continuidades, mas, também, deslocamentos com relação à uma representação convencional de família.

Data da defesa:
segunda-feira, 22 Abril, 2024 - 14:00
Membros da Banca:
Prof. Dr. Sávio Machado Cavalcante (Presidente) (Orientador)
Prof. Dr. Michel Nicolau Netto - IFCH/ UNICAMP
Profa. Dra. Mariana Magalhães Pinto Côrtes - Universidade Federal de Uberlândia