BOLETIM DO IFCH (5).jpg

O Boletim do IFCH inicia o novo semestre trazendo uma boa notícia para a infra-estrutura do instituto: a retomada das obras para a instalação do elevador no prédio dos professores.

Trazemos também informações sobre o Edital ProEC/PEC, que visa apoiar projetos de extensão na universidade e sobre o Projeto Integração, que tem o objetivo de inserção do terceirizado na comunidade acadêmica e conta com a participação de membros do IFCH.

Nos eventos, começamos o semestre com a conferência Um catolicismo colonial: pesquisas sobre o matrimônio de escravos no Brasil, com a presença da da pesquisadora Charlotte Castelnau-L'Estoile (Universidade Sorbonne).

No IFCH Público, destacamos as seguintes atividades: a professora Taniele Rui (departamento de Antropologia) participou da elaboração da pesquisa Operação Cachimbo: Relatório das detenções em massa realizadas na Cracolândia; a pesquisadora Jaqueline Lima Santos lançará o livro Racionais MC´S: Entre o Gatilho e a Tempestade, do qual é uma das organizadoras; o professor Ricardo Antunes (departamento de Sociologia) participou do novo episódio da série de vídeos Conceituar da TV Unicamp, e a professora Rachel Meneguello (departamento de Ciência Política) foi entrevistada pelo jornal O Globo para comentar pesquisa de opinião pública sobre a confiança da população nos partidos e no Congresso.

Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp

--------------------------------------------------------------------------------

• Informes institucionais

Abertura do novo Edital Proec/PEC

unnamed.jpgA Universidade Estadual de Campinas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e da Diretoria de Projetos de Extensão (DProj), abriu no dia 10/07 o edital PEX, que visa apoiar financeiramente projetos e programas universitários que se enquadrem como ações de “Extensão”.

Podem ser apresentadas propostas coordenadas por docentes e pesquisadores da Unicamp. O apoio aos selecionados terá início a partir de janeiro de 2024, com duração de 12 meses para Projetos e 24 meses para Programas.

Segundo o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX, considera-se:

● PROGRAMA de extensão um “conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, artísticas e culturais (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando essas ações com pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo”;
● PROJETO de extensão uma “ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, artístico, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado”. Podendo ou não ser vinculado a um programa.

Os interessados devem consultar o edital e enviar a proposta pelo Sistema de Gerenciamento de Extensão (ExteCult).

O prazo para submissões é 19 de agosto (19/08/2023).

Os resultados serão divulgados na página da ProEC e da DProj.

Projeto abre novas perspectivas para terceirizados na Unicamp

Um projeto que reúne professores, estudantes e servidores, promete abrir novas perspectivas nas relações institucionais entre a Unicamp e os trabalhadores terceirizados. Nascido a partir de uma demanda do Coletivo Festeja – grupo de educação popular e economia solidária com sede na Universidade -, o Projeto Integração foi concebido para promover a inserção do terceirizado na comunidade acadêmica.

Para isso, seus idealizadores pretendem oferecer cursos de capacitação e treinamento, promover campanhas de conscientização e ações de saúde preventiva, além de abrir discussões sobre a legislação que trata dessa modalidade de contratação.

Parte do projeto será realizada em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, Instituto de Economia (IE), com participação de representantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, DGA, DGRH, além do Ministério Público do Trabalho. A professora Susana Durão (Departamento de Antropologia), coordenadora da Secretaria de Vivência nos Campi, participou das atividades. Saiba mais em www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/07/19/projeto-abre-novas-perspectivas-para-terceirizados-na-unicamp.

• Próximas defesas

Três décadas de mudanças institucionais: Como parlamentares alteraram as regras do processo decisório brasileiro pós-1988?

Aluna: Gessica Batista de Freitas

Programa: Ciência Política

Data: 01/08/2023 - 14:00

Local: Sala de Projeção