BOLETIM DO IFCH.png

 

Boletim do IFCH retorna nesta semana informando sobre as decisões do Conselho Universitário de conceder o título de Professor Emérito da Unicamp para Jorge Coli, e de Doutor Honoris Causa para os Racionais MC’s.

Já a tese de Carlos Eduardo Machado (do PPGAS), que já tinha recebido menção honrosa no Prêmio Capes, conquistou o segundo lugar no Prêmio Silvio Romero de Folclore e Cultura Popular do IPHAN. O Sistema de Bibliotecas da Unicamp iniciou a Campanha Natalina de Anistia do SBU 2023.

E no IFCH Público, confira a entrevista realizada pela Profa. Bárbara Castro durante o Encontro da Anpocs com a socióloga e ministra da saúde Nísia Trindade sobre o lugar da sociologia e das mulheres nas instituições.

 

Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 
Jorge Coli receberá título de Professor Emérito da Unicamp

 

Captura de tela 2023-12-01 144200.jpg

 

O Conselho Universitário da Unicamp concedeu o título de Professor Emérito ao professor Jorge Sidney Coli Júnior, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Professor titular do IFCH, a trajetória de Jorge Coli foi marcada por sua atuação dentro e fora do ambiente acadêmico. Foi colunista da Folha de S. Paulo e do Le Monde e atuou com o secretário de Cultura na Prefeitura de Campinas, sob a gestão do prefeito Antônio Costa Santos.

Coli iniciou sua formação universitária em Filosofia, na Universidade de São Paulo. Interrompeu seus estudos nos tempos conturbados da ditadura militar e foi para a França, onde iniciou sua formação em História da Arte e em História do Cinema na Université de Provence, campus de Aix. Obteve o mestrado em História da Arquitetura e passou a ensinar na universidade. Em seguida, ensinou nas universidades de Toulouse Le Mirail e Paul Valéry, de Montpellier.

Obteve seu doutorado em Estética, no Departamento de Filosofia da USP, sob a orientação da professora Maria Sylvia Carvalho Franco, e seu pós-doutorado na New York University. Sua tese de doutorado foi publicada pela Editora da Unicamp. Essa formação lhe permitiu lançar estudos pioneiros sobre a História da Arte e da Cultura brasileira e internacional, explorando sobretudo a produção do século XIX e da primeira metade do século XX.

Saiba mais em https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/11/28/unicamp-concede-titulo-de-professor-emerito-anibal-vercesi-jorge-coli-e-marco.

 

 

 

Conselho Universitário aprova título de Doutor Honoris Causa para Racionais MC’s

 

Captura de tela 2023-12-01 143153.jpg

 

A outorga do título de Doutor Honoris Causa para o grupo Racionais MC’s foi aprovada pelo Conselho Universitário. Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, integrantes dos Racionais, foram reconhecidos como intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro. A honraria também ressalta sua atuação política no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção.

Na sessão do Consu, o presidente da comissão de especialistas formada para avaliar a pertinência da concessão do título ao grupo, Mário Medeiros, professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCH), apontou os principais pontos do parecer da comissão, que salienta a atuação do grupo e ressalta a pertinência do título se levado em conta o histórico recente da Universidade na busca pela ampliação da inclusão.

Saiba mais em www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/11/28/conselho-universitario-aprova-titulo-de-doutor-honoris-causa-para-racionais-mcs.

 

 

Tese defendida no IFCH é destaque no Prêmio Sílvio Romero 

 

silvio.jpg

 

A tese A arte do rodeio: peões, touros e tropeiros na sociedade do agronegócio, do pesquisador Carlos Eduardo Machado, conquistou o segundo lugar no Prêmio Silvio Romero de Folclore e Cultura Popular do IPHAN. 

Vinculado ao Centro de Estudos Rurais (Ceres), Carlos Eduardo Machado defendeu sua tese no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, sob a orientação da professora Nashieli Loera, e já tinha recebido menção honrosa no prêmio Capes de Teses. O autor investigou a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, problematizando a noção de “cultura” que envolve esse universo marcado pelo prestígio das relações entre homens e touros.

A íntegra da tese A arte do rodeio: peões, touros e tropeiros na sociedade do agronegócio pode ser consultada em https://hdl.handle.net/20.500.12733/8848Saiba mais sobre o Prêmio Silvio Romero de Folclore e Cultura Popular em www.gov.br/iphan/pt-br/unidades-especiais/centro-nacional-de-folclore-e-cultura-popular/premio-silvio-romero-de-monografias-sobre-folclore-e-cultura-popular.

 

 

 

Imagem1.png

 

 

 

 

unnamed.jpeg

 

 

 

Imagem2.png

 

No período de 21/11/2023 a 11/12/2023, as Bibliotecas da Unicamp farão a Campanha Natalina de Anistia do SBU 2023, tendo como objetivo aplicar penalidades alternativas, sendo as sanções substituídas por doação de alimentos. A anistia será válida para os materiais devolvidos nos dias da Campanha e para os bloqueios (suspensões) aplicados anteriormente, com exigências distintas para cada caso.
 
Em caso de dúvida, por favor, entre em contato com a equipe de Atendimento ao Público da Biblioteca pelo e-mail bibifch@unicamp.br ou WhatsApp (19) 3521-1618
 
Regras da Campanha para Materiais em Atraso
- Para usuários com material(is) com menos de um ano de atraso: doação de 1 kg de alimento não perecível;
- Para usuários com material(is) com um ano e onze meses de atraso: doação de 2 kg de alimento não perecível;
- Para usuários com material(is) com dois anos de atraso ou mais: doação de 3 kg de alimento não perecível.
 
Regras da Campanha para Cadastros Bloqueados
- Para usuários com menos de um ano suspenso: doação de 3 kg de alimento não perecível;
- Para usuários com um ano e onze meses suspenso: doação de 5 kg de alimento não perecível;
- Para usuários com dois anos de atraso ou mais suspenso: doação de 10 kg de alimento não perecível.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

...