BOLETIM DO IFCH (1).png

Boletim do IFCH desta semana informa sobre a entrega dos prêmios institucionais da Unicamp, onde estão entre os laureados os professores Mário MedeirosAngela Carneiro Araújo e José Maurício Arruti.

Já o professor Marcos Nobre venceu o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Ciências Sociais com o livro Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro.

Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp

--------------------------------------------------------------------------------

• Informes institucionais

Destaques em pesquisa, ensino e extensão recebem prêmios institucionais da Unicamp

Man_20231201_Premios_perri_AMP_0137_Capa.jpg

Foi realizada na última sexta-feira (01 de dezembro), no Centro de Convenções da Unicamp, a Sessão Extraordinária do Conselho Universitário para a entrega dos Prêmios Institucionais 2023 da Universidade. Foram concedidos 66 prêmios a docentes, pesquisadores e estudantes da comunidade universitária.

Entre os agraciados, no Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz foi premiado o professor Mário Augusto Medeiros da Silva (Departamento de Sociologia). Já no Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, foi premiada a professora Angela Maria Carneiro Araújo (Departamento de Ciência Política). E no Prêmio ProEC de Extensão Universitária, o professor José Maurício Paiva Andion Arruti (Departamento de Antropologia) foi premiado.

Saiba mais sobre como foi a entrega dos Prêmios Institucionais da Unicamp 2023 no Portal da Universidade em www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/12/01/destaques-em-pesquisa-ensino-e-extensao-recebem-premios-institucionais-da.

Marcos Nobre vence o Prêmio Jabuti na categoria Ciências Sociais

Captura de tela 2023-12-07 150054.jpg

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou premiou nesta terça-feira (05/12) feira os vencedores da 65ª edição do Prêmio Jabuti, a maior premiação literária do Brasil. Na categoria Ciências Sociais, o vencedor foi o professor Marcos Nobre, do Departamento de Filosofia do IFCH Unicamp, com o livro Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro, lançado pela Editora Todavia.

O livro de Marcos Nobre radiografa os últimos dez anos da vida política nacional. Do abalo sísmico provocado pelas manifestações de junho de 2013, passando pela operação Lava Jato, o impeachment de Dilma Rousseff e a eleição de Bolsonaro, o período é visto à luz das particularidades do sistema político. As manifestações de Junho de 2013 inauguraram uma sequência de eventos que destroçou os pactos institucionais. O período de instabilidade política e econômica que se seguiu aos protestos, sacudido pela Lava Jato e pelo impeachment de Dilma Rousseff, desembocou na eleição de Bolsonaro e na transformação completa da paisagem política nacional.

O livro em Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro pode ser adquirido em todavialivros.com.br/livros/limites-da-democracia.

Legislação, Parlamento e direitos trabalhistas para o campo no Brasil (1946-1961)

Aluno: Julio Capelupi

Data: 11/12/2023 - 14:00

Local: Sala de Defesa de Teses