Boletim do IFCH #90

 

O Boletim do IFCH alcança sua 90ª edição, destacando a homenagem prestada pela direção do instituto à trabalhadora Marli Ribeiro. Além disso, esta semana foi marcada pela solenidade de Colação de Grau dos estudantes formandos do segundo semestre de 2023.

 

Entre os próximos eventos, o Seminário das Cinco contará com a presença de Ricardo Fabrino (Universidade Federal de Minas Gerais) e o Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu promoverá o Seminário Internacional Pagu 30. A aula magna do Programa de Pós-Graduação em Demografia será ministrada por Enrique Peáez (Universidad Nacional de Córdoba).

 

Na seção IFCH Público, destaca-se o projeto Panorama Quilombola, que apresentou os resultados da pesquisa intitulada Quilombos e Acesso à Justiça: a atuação da Defensoria Pública.

 

Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

 

Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp

 

 

Informes institucionais

 

A Direção do IFCH homenageou nesta segunda-feira, 11 de março, a trabalhadora Marli Ribeiro, por seus anos de contribuição, trabalho e cuidado dedicados ao instituto e à nossa comunidade. Marli foi a idealizadora da nova Copa localizada no térreo do Prédio de Docentes, que recebeu seu nome em reconhecimento ao papel fundamental que desempenha no funcionamento do IFCH

 

Marli Ribeiro explicou que incentivou a criação dessa nova Copa visando melhorar o ambiente e a qualidade de vida de todos que trabalham nesse prédio.

 

 

Foi realizada nesta quinta-feira, 14 de março, a Colação de Grau de estudantes concluintes no segundo semestre de 2023 dos cursos de graduação em Filosofia, História e Ciências Sociais do IFCH.

 

A cerimônia, realizada no Centro de Convenções da Unicamp, estava lotada de familiares e amigos dos formandos, entre os quais Iapona Ferreira Guajajara (foto), que ingressou pelo Vestibular Indígena e é o primeiro estudante indígena do IFCH a se graduar.

 

A Colação de Grau foi transmitida no nosso canal no YouTube e pode ser assistida pelo endereço https://www.youtube.com/live/WX6UHBXI7bA?si=x-KRmFOMTRoJBo9Z.

 

 

Próximos eventos

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política promove o Seminário das Cinco, com o tema Institucionalismo Algorítmico: As novas regras da vida política e social, dia 20 de março, às 16:30 na Sala da Congregação.

 

Neste seminário, Ricardo Fabrino (UFMG) vai discutir os achados do seu livro “Algorithmic Institutionalism” (OUP, 2023), em co-autoria com Fernando Filgueiras e Virgílio Almeida.

O livro é o primeiro a conceber algoritmos como instituições nas sociedades contemporâneas, concentrando-se em diferentes dimensões de como eles estruturam a tomada de decisões e estabelecem relações de poder.

 

 

A mesa Permanência de pessoas trans na universidade: acesso e implementação de banheiros trans-inclusivos nas instituições públicas será realizada no dia 21 de março, às 18:30 no Auditório Marielle Franco.

 

A mesa será mediada por Solluá Borges (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) e contará com a presença de Erick Gregner e Eduardo Souza (autores da Cartilha Banheiros Públicos: uma abordagem trans-inclusiva - UFSCar), Sátira Bernardes (coletivo Taca Fogo no Banheiro Cis do Instituto de Economia) e Regina Facchini (coordenadora da linha Estudos de Gênero do PPGCS).

 

 

A aula magna do Programa de Pós-Graduação em Demografia do IFCH Unicamp terá como tema Desafíos para las políticas públicas en población en América Latina: Las Conferencias Regionales de Población y Desarrollo, dia 21 de março, às 09 horas na Sala de Defesa de Teses I.

 

A aula contará com a presença de Enrique Peáez, pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de Argentina (CONICET) e professor da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.

 

 

O Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu promove o Seminário Internacional Pagu 30 anos, entre os dias 18 a 21 de março, no Auditório da Adunicamp.

 

O principal objetivo deste evento é fomentar a disseminação do conhecimento através da internacionalização e divulgação científica no campo dos estudos de gênero. O Seminário marca 30 anos de pesquisa do Núcleo, oferecendo uma retrospectiva de suas atividades sob diversas perspectivas.

 

O programa abrange atividades ao longo da semana, incluindo duas mesas de abertura, dez mesas de debate, um workshop temático, uma sessão de lançamento de livros e duas peças teatrais.

 

A programação contará com a participação de várias pesquisadoras e professoras do IFCH Unicamp. Para mais informações e para conferir a programação completa, acesse o endereço www.pagu.unicamp.br/seminario/.

 

 

Próximas defesas

AS OUTRAS REGRAS DO JOGO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A INDÚSTRIA DA MODA E O MERCADO DE ARTE CONTEMPORÂNEA. FONDATION LOUIS VUITTON E COLLECTION PINAULT COMO ESTUDOS DE CASO

Aluno(a): Henrique Grimaldi Figueredo

Programa: Sociologia

Data: 18/03/2024 - 09:00

Local: Sala de Defesa de Teses I

 

O CANTO DOS ESTUÁRIOS: GÊNERO, PROCESSOS DE RACIALIZAÇÃO, SEXUALIDADE E (HOMO)EROTISMO ENTRE HOMENS NEGROS DO PACÍFICO SUL COLOMBIANO

Aluno(a): Mateo Pazos Cárdenas

Programa: Antropologia Social

Data: 19/03/2024 - 09:00

 

CONTRARREVOLUÇÃO E ANTICOMUNISMO NO CHILE: O PENSAMENTO DE JAIME GUZMÁN (1973-1980)

Aluno(a): Maria Luísa Galdeano Damasceno

Programa: Ciência Política

Data: 21/03/2024 - 10:00

 

ANTONIO PAIM E A GÊNESE DE UM NEOCONSERVADORISMO BRASILEIRO: A HISTÓRIA DE UMA IDEIA

Aluno(a): Aurélio de Souza Oliveira

Programa: Ciência Política

Data: 22/03/2024 - 14:00

Local: Sala de defesa de Teses I

 

IFCH Público

 

O projeto Panorama Quilombola, parceria entre Núcleo Afro-Cebrap e o Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais Ameríndios e Afro-americanos (LaPPAA) do IFCH, divulgou os resultados da pesquisa Quilombos e Acesso à Justiça: a atuação da Defensoria Pública durante o I Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil, realizado em Brasília entre os dias 22 e 23 de fevereiro.

 

O professor José Maurício Arruti (Departamento de Antropologia) apresentou os resultados do projeto, destacando questões importantes e recomendações para melhorar o acesso à justiça das comunidades quilombolas. O evento, realizado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), contou com a participação de especialistas e a apresentação de trabalhos contribuindo para o aprimoramento profissional dos defensores públicos nas temáticas raciais e indígenas.

 

A pesquisa Quilombos e Acesso à Justiça mapeou as relações entre Defensorias Públicas e comunidades quilombolas no Brasil, resultando em bancos de dados, repertórios de ações e recomendações para aprimorar essa atuação. O trabalho foi desenvolvido entre 2021 e 2023 em cooperação com diversas entidades, produzindo um diagnóstico abrangente sobre o papel das Defensorias Públicas nesse contexto.

 

Acesse a íntegra da pesquisa Quilombos e Acesso à Justiça: a atuação da Defensoria Pública.

 

Já o portal Nexo publicou um artigo de José Maurício Arruti e de Juliana Sartori (advogada e mestranda em Antropologia Social) sobre a pesquisa.

 

O artigo pode ser lido pelo link https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2024/03/13/por-uma-defensoria-publica-afro-indigena.

 

 

 
Facebook icon Instagram icon Twitter icon Website icon YouTube icon

 

Copyright (C) 2024 Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu em nosso site.

Nosso endereço de correspondência é:
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp Rua Cora Coralina, 100 Cidade Universitária Campinas, SP 13083-896 Brazil

Quer mudar como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura

Email Marketing Powered by Mailchimp