A pintura em pânico: fotomontagens de Jorge de Lima
Enviado por secr_pos_dhistoria em qua, 17/01/2018 - 11:14A tese pretende iluminar a partir de diferentes ângulos as fotomontagens realizadas pelo poeta alagoano Jorge de Lima, principalmente aquelas reunidas no livro A pintura em pânico, publicado no Rio de Janeiro em 1943. De início, a partir de textos de Murilo Mendes e Peter Bürger, abordo questões relacionadas ao potencial subversivo da fotomontagem, como resistência política, automatismo, o questionamento da ideia de autoria única e a possibilidade de escandalizar o público. Em seguida, trato da aproximação com o surrealismo presente em A pintura em pânico: mostro algumas facetas dessa relação através de um artigo de Mário de Andrade, dos desenhos de Ismael Nery e também do interesse de Lima pelo tema do trabalho onírico. Procedo então a um exame das diferentes maneiras pelas quais imagem e texto se relacionam nas referidas fotomontagens, tomando como termo de comparação os roman-collages de Max Ernst, para então discutir a ideia de “poema-duplo”. Por fim, indico relações possíveis entre as imagens limianas e a poesia de Henri Michaux, outra grande referência para A pintura em pânico. A tese pretende mostrar que, apesar de episódico, o interesse de Lima pela fotomontagem não é casual, uma vez que essas imagens associam-se de maneira orgânica à obra poética do autor.