A pintura em pânico: fotomontagens de Jorge de Lima

A tese pretende iluminar a partir de diferentes ângulos as fotomontagens realizadas pelo poeta alagoano Jorge de Lima, principalmente aquelas reunidas no livro A pintura em pânico, publicado no Rio de Janeiro em 1943. De início, a partir de textos de Murilo Mendes e Peter Bürger, abordo questões relacionadas ao potencial subversivo da fotomontagem, como resistência política, automatismo, o questionamento da ideia de autoria única e a possibilidade de escandalizar o público. Em seguida, trato da aproximação com o surrealismo presente em A pintura em pânico: mostro algumas facetas dessa relação através de um artigo de Mário de Andrade, dos desenhos de Ismael Nery e também do interesse de Lima pelo tema do trabalho onírico. Procedo então a um exame das diferentes maneiras pelas quais imagem e texto se relacionam nas referidas fotomontagens, tomando como termo de comparação os roman-collages de Max Ernst, para então discutir a ideia de “poema-duplo”. Por fim, indico relações possíveis entre as imagens limianas e a poesia de Henri Michaux, outra grande referência para A pintura em pânico. A tese pretende mostrar que, apesar de episódico, o interesse de Lima pela fotomontagem não é casual, uma vez que essas imagens associam-se de maneira orgânica à obra poética do autor.

Data da defesa: 
sexta-feira, 9 Março, 2018 - 18:00
Membros da Banca: 
Jorge Sidney Coli Junior - Unicamp
Ana Gonçalves Magalhães - USP
Domingos Tadeu Chiarelli - Secretaria Cultura SP
Lorenzo Mammi - USP
Fábio Rigatto de Souza Andrade - USP
Programa: 
Nome do Aluno: 
Priscila Sacchettin
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Teses

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