Taisa Helena Pascale Palhares
Possui Bacharelado (1997), Mestrado (2001) e Doutorado em Filosofia (2011), pela Universidade de São Paulo. É professora de Estética no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas desde agosto de 2015. Realiza estudos nas áreas de estética e artes visuais, com ênfase na pesquisa sobre a fundamentação da obra de arte desde a Modernidade. Trabalha com os autores da Teoria Crítica, sobretudo o filósofo alemão Walter Benjamin. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a percepção estética como jogo a partir de Benjamin e sua relação com a arte moderna e contemporânea. Organiza, desde 2016, o "Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte" (GEETA) no Departamento de Filosofia da Unicamp. É membro do "Centro de Pesquisa em Psicanálise, Estética e Teoria Crítica (CePETC)" do IFCH.
De 2003 a 2015 foi pesquisadora e curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde organizou diversas exposições como: "Antonio Lizárraga: deslocamentos gráficos" (2006), "Paulo Monteiro: uma seleção (1989/2008) (2008), "Elizabeth Jobim. Em azul" (2010), "Mira Schendel", em parceria com a Tate Modern (2013/2014), "Nelson Felix: OOCO" (2015), "Rodrigo Andrade: pintura e matéria (1983-2014)" (2017), entre outras. Organizou o volume Arte brasileira no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2010), ganhador do Prêmio Jabuti na categoria "Livro didático e paradidático" em 2011.
Linhas de pesquisa:
- Estética e Filosofia da Arte
- Teoria Critica
- História da Filosofia
- Teoria e Critica da Arte
Publicações mais relevantes:
Artigos:
- PALHARES, Taisa. "Bild e Abbild: algumas considerações sobre técnica e imagem em Walter Benjamin". ArteFilosofia: Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP, n.26, pp. 256-267, 2019.
- PALHARES, Taisa. Organizar o pessimismo: a exposição 'Levantes' de Georges Didi-Huberman. MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, p. 221-232, 2018.
- PALHARES, Taisa. Guignard: a constituição do olhar moderno a partir da tradição europeia. Revista Peixe-elétrico, v.07, 2017.
- PALHARES, T.. Aura: experiência que procura se estabelecer ao abrigo de qualquer crise. Cadernos de Filosofia Alemã, São Paulo - SP, v. 8, p. 07-39, 2002.
Livros e capítulos de livros:
- PALHARES, Taisa. "Walter Benjamin e o anjo novo". In: Paul Klee - equilíbrio instável. Catálogo de exposição. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil, Expomus, 2019. pp. 277-283.
- PALHARES, Taisa. "Na fronteira". In: Rodrigo Andrade: pintura e matéria. Catálogo de exposição. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2017.
- PALHARES, Taisa; JOBIM, Elizabeth. "Entrevista". In: Venâncio, Paulo (org.). Elizabeth Jobim. São Paulo: Cosac & Naify, 2015. 192p.
PALHARES, Taisa. "Nelson Felix: o hiato e o sublime na arte contemporânea". In: Freitas, Verlaine; Costa, Rachel; Pazetto, Debora (orgs.). O trágico, o sublime e a melancolia. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016. pp. 33-42.
PALHARES, Taisa; AYERBE, Julia (org.). Nelson Felix: OOCO. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2015.
PALHARES, Taisa. Mira Schendel - Monotypes. Cologne, Germany: Snoeck, Hauser & Wirth, 2015.
PALHARES, Taisa. (org.). Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, Imprensa Oficial, 2010. 240p.
Grupos de pesquisa:
- Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte (GEETA). (Responsável)
- Carnaúba: Centro de Pesquisa em Psicanálise, Estética e Teoria Crítica do IFCH-UNICAMP.
Eventos:
- II JORNADA DE FILOSOFIA, ARTE E ESTÉTICA. Local: IFCH, UNICAMP. DATA: 18 a 20 de setembro de 2019.
- Coorganização e participação no debate de relançamento do livro "Walter Benjamin e os cacos da história" de Jeanne Marie Gagnebin. Local: IFCH- UNICAMP. Data: 06/06/2019.
- I JORNADA DE FILOSOFIA, ARTE E ESTÉTICA. Local: IFCH - UNICAMP. Data: 27 a 29 de agosto de 2018.
- Coorganização do curso livre "Arte, filosofia e crítica do progresso". Local: IFCH-UNICAMP. Data: Abril a junho de 2018.
- Curadora da exposição retrospectiva "Rodrigo Andrade: pintura e matéria (1983-2014)". Local: Estação Pinacoteca, São Paulo. Data: dez/2017 a março/2018.
- Assessora ad hoc para orientação de TCC do curso de extensão de Ensino de Filosofia no Ensino Médio da UNIFESP (Campus Guarulhos) dentro do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB-CAPES), de outubro a dezembro de 2018.
- Coorganização do Seminário "Georges Didi-Huberman: reverberações de suas ideias". Local: IA, IEL e IFCH - UNICAMP. Data: 22 a 23 de novembro de 2016.
- Exibição e discussão sobre o filme "Fome" de Cristiano Burlan. Debatedor: Prof. Alex Sandro Calheiros de Moura (DF-UNB). Local: IFCH - UNICAMP. Data: 09/2016.
- Palestra-performance "Família Tobias - Aula ficção" com Ricardo Lísias. Local: IFCH - UNICAMP. Data: 05/2016.
Orientandos
Mestrado:
- Isabela de Oliveira Salinas. “Modernidade e classicismo na obra de Amadeo Modigliani”. Bolsa CAPES. Concluído (2019).
- Bruna Franco Diaz Batalhão. “Autonomia e negatividade na Teoria Estética de Adorno”. Bolsa CAPES. Concluído (2020).
- Alberto José Colosso Sartorelli. “Adorno e a pintura: mapeamento e definição de parâmetros críticos”. Bolsa FAEPEX. Concluído (2019).
- Fernanda Carolina Santos Ramos. “A teoria materialista da cultura de Walter Benjamin”. Bolsa CAPES. Concluído (2020).
Doutorado:
João Felipe Lopes Rampim. “Tatilidade, experiência e arte em Walter Benjamin”. Bolsa CNPq. Início em 2018.
Juliana Siqueira Franco. “Gilda de Mello e Souza e a "estética pobre"”. Bolsa CAPES. Início em 2019.
Prédio: Prédio da Pós Graduação
Sala: 21-B
Fone: +55 (19) 35211646