O Barulho da História: Movimentos Autônomos de Mulheres e os ecos de um Internacionalismo Feminista nas fronteiras de Rojava

Esta dissertação tem por objetivo analisar os efeitos do protagonismo das militantes curdas nas lutas de libertação nacional do Curdistão sírio para a consolidação de alianças políticas transnacionais. Oferecendo novas perspectivas de elaborar a dinâmica entre o local e o global, bem como entre o universal e o particular, as militantes têm reinventado os modos de conexão de lutas, a partir de uma perspectiva tensional. Para esta pesquisa, recortamos como objeto os movimentos autônomos de mulheres de Rojava. Foram analisadas: as Conferências Internacionais realizadas pelos movimentos, sua atuação e discurso nas redes de mídia, as campanhas internacionais que promovem, as mudanças estruturais e sociais em Rojava e a trajetória dos movimentos dentro do Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK). Argumentamos que a ascensão das mulheres a um protagonismo duradouro nas lutas de libertação nacional do Curdistão sírio foi determinante para a consolidação de um projeto político intrinsecamente internacionalista, nomeado Confederalismo Democrático. Além disso, defendemos que, nesse contexto, as militantes curdas têm disputado os sentidos e interpretações do mundo e das suas lutas. A partir de suas contribuições prático-teóricas, buscamos contribuir para a delimitação do que vem sendo chamado Internacionalismo Feminista do século XXI.

Data da defesa:
quinta-feira, 29 Fevereiro, 2024 - 10:00
Membros da Banca:
Profa. Dra. Mariana Miggiolaro Chaguri (Presidente) (Orientadora) - IFCH/ UNICAMP
Prof. Dr. Mario Augusto Medeiros da Silva - IFCH/ UNICAMP
Prof. Dr. Marcelo Carvalho Rosa - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro