Pular para o conteúdo principal

I Encontro Interno de História da Arte da Unicamp

IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Rua Cora Coralina, 100 | Campinas - SP

I Encontro Interno de História da Arte da Unicamp

i Encontro Interno de História da Arte da Unicamp

I Encontro Interno de História da Arte da Unicamp

I Encontro Interno de História da Arte da Unicamp

O I Encontro Interno de História da Arte será aberto ao público, e contará com Conferências e Mesas de debate com professores convidados, além de Rodadas de comunicação sobre as pesquisas em andamento na Unicamp. O evento será realizado entre os dias 01 e 04 de dezembro, sendo as mesas transmitidas no Canal do IFCH no YouTube. Já as rodadas de comunicação acontecerão pelo Meet, com inscrição prévia necessária pelo formulário: https://forms.gle/VYEaCt3ujhjb3nibA
Programação:01 de dezembro de 2020 - Terça-Feira12h00: Conferência de abertura com Jérôme Glicenstein (Universidade de Paris 8)14h00: Rodada de Comunicação 1 - Discursos e contra-discursos sobre arte: o cânone em questão1.1 Alexandre Pedro de Medeiros - “Arte pop global, ou como reescrever / reinscrever o cânone: um estudo de caso a partir da exposição "The World Goes Pop"1.2 Carolina Vieira Filippini Curi - “A visualidade pop e a denúncia da objetificação feminina nas obras de Cybèle Varela e Teresa Burga”1.3 Gabriel de Campos Barrera San Martin - “A fundamentação do criticismo: o debate norte-americano sobre os critérios da crítica de arte no pós-guerra”1.4 Nerian Teixeira de Macedo de Lima - “Uma análise das exposições de Tarsila do Amaral (2008-2019)”1.5 Gabriele Batista Nascimento - “Uma breve história sobre as exposições de arte africana no Brasil”16 h00: Rodada de Comunicação 2 - Reflexões sobre métodos e práticas da arte contemporânea2.1 Ana Carolina Carvalho Vigorito Silva - “As narrativas (In)vísiveis de Glenn Ligon”2.2 Claudio de Melo Filho - “POÉTICAS DO EXCESSO: POR UMA NARRATIVA DO LIMITE, DA TÉCNOLOGIA E DO PENSAMENTO MULTIESPÉCIES.”2.3 Débora Machado Visini - “Tomando as ruas: potencias e pontes das intervenções urbanas do coletivo Mujeres Públicas (Argentina).”2.4 Gabrieli Simões - “O tempo na Arte Povera”
02 de dezembro - Quarta-FeiraConferências: Pesquisas docentesConferência 1: “Arquivos situacionistas” Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias (Unicamp)Conferência 2: Prof. Dra. Patrícia Dalcanale Meneses (Unicamp)14 h00: Rodada de Comunicação 3 - “Discursos sobre arte e política em tempos totalitários”3.1 Augusto Antônio de Assis - “A Ara Pacis Augustae nos cinejornais do Istituto Luce: a relação entre imagem e imaginário social”3.2 João Pedro Rangel Gomes da Silva - “ “De César a Mussolini!”: Expressões do Império fascista na Exposição Colonial de Nápoles em 1940”3.3 Kevin Damasio - “Federico Zeri e o papel da fotografia na recuperação da Galleria Spada”3.4 João Batista - “Surrealismo e política: Reflexões sobre o pensamento revolucionário nas páginas da Les Lèvres Nues (1954-1958)”3.5 Eugênia Gorini Esmeraldo - A primeira visita de P. M. Bardi ao Brasil - seu caderno de viagem de 1933.16h00: Rodada de Comunicação 4 - A produção de olhares sobre corpos - fotografia e cinema4.1 Aline Ferreira Gomes - “Como se deve fotografar uma escultura? Uma breve análise das fotografias de Alair Gomes sobre esculturas europeias.”4.2 Alysson Brenner Nogueira Pereira - “Pensando os corpos masculinos, negros e africanos dos tirailleurs senegaleses: o filme "Camp de Thiaroye" (1988), de Sembène e Faty Sow”4.3 Ana Carolina Dias Florindo - “"A Hammer Film": A Mulher Sobrenatural na Produção Cinematográfica de Horror da Hammer”4.4 Caroline Farias Alves - “Narrativas visuais de crimes contra mulheres no Brasil. (1870-1930)”
03 de dezembro - Quinta-FeiraTradição não europeia: culturas materiais e visuaisConferência 1: Profa. Dra. Claudia Valladão de Mattos-Avolese: Arte Indígena e Ecologia: o trabalho de Uyra Sodoma (Unicamp)Conferência 2: “Corpos antropomórficos nos códices nahuas e mixtecos. Composição e representação de seres, entes e estados variados” Prof. Dr. Eduardo Natalino dos Santos (FFLCH-USP)Conferência 3: “Além da imagem: a arte rupestre como produto de relações sociais, estruturas simbólicas e processos tecnológicos” Prof. Dr. Neemias Santos da Rosa (Universidade de Barcelona)14h00: Rodada de Comunicação 5 - Trânsito e recepção de obras de arte: mercado, colecionismo e reputação5.1 Fernando Pesce - “O itinerário de dois monumentos mesoamericanos no mercado de arte”5.2 Letícia Asfora Falabella Leme - “Mapeamento de exposições: um olhar para a circulação das obras de Marie Laurencin no Brasil”5.3 Samuel Mendes Vieira - “A malícia e o mordente: O processo de catalogação das pinturas de Belmiro de Almeida (1854-1935)”5.4 Fabriccio Miguel Novelli Duro - “Colecionadores em exibição: a presença de proprietários de obras de arte nas Exposições Gerais de Belas Artes”16h00: Rodada de Comunicação 6 - Iconografia e circulação de imagens6.1 Érica Boccardo Burini - “A recepção da Tauromaquia de Goya na primeira metade do século XIX na França”6.3 Giovanna de Assis Bareli - “A inserção da Virgem de Guadalupe nas pinturas de castas: um estudo do quadro “Castas” (1750)”6.3 Thiago do Amaral Biazoto - “A iconografia do Mosaico de Pela e a figura de Alexandre Magno entre os diádocos”6.4 Sidnei de Oliveira Junior - “O Altar do Diabo? Evocações e (re)apropriações do Altar de Pérgamo na Contemporaneidade”
04 de dezembro - Sexta-Feira10h00: Mesa: Reflexões acerca do Nacional x Estrangeiro no BrasilProfa. Dra. Elaine Dias - Nacional à francesa: inserção e afirmação dos artistas estrangeiros na corte de D. Pedro II (Unifesp)Profa. Dra. Fernanda Pitta - Cosmopolitismo estratégico: a modernidade oitocentista brasileira (Pinacoteca do Estado de São Paulo)Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães - Estranhos no ninho: Arte moderna estrangeira no Brasil (MAC-USP)14 hrs: Rodada de Comunicação 7 - Produção e recepção de signos da identidade nacional7.1 Eugênia Pereira da Silva - “O painel de Tsuguharu Foujita para o Café do Brasil (1934): experiência latino-americana e modernidade no Japão”7.2 Fanny Lopes - “A produção transnacional de monumentos escultóricos entre os séculos XIX e XX: o caso de Lorenzo Massa e o Monumentos a Braz Cubas”7.3 Francislei Lima da Silva - “O teatro do chafariz ou o indígena e nação”7.4 Renata Poliana Cezar Monezzi - “Teoria do Revestimento e Azulejaria”16 hrs: Rodada de Comunicação 8 - Trajetória e alegorias de artistas8.1 Janaína da Silva Fonseca - Pontormo, Natureza e Arte: Uma análise dos escritos de Pontormo e da imagem do artista no século XVI8.2 João Victor Rossetti Brancato - “O historiador e o Arquivo Helios Seelinger: interrogações sobre os caminhos da pesquisa”8.3 Julia Helena Dias - “A irmã de Shakespeare presa no espelho do lar: alegorias feministas de Virginia Woolf”8.4 Maíra Canina Silvestrin - “Rosalba Carriera e a representação feminina entre o retrato e a alegoria”