Mestrado

Credenciamento

O curso de Mestrado em Sociologia foi credenciado em 31/01/85, Parecer nº 38/85 e re-credenciado em 06/10/92, Parecer nº 515/92. No Processo Avaliatório CAPES, referente ao triênio 2007/2009, recebeu conceito "6".

Integralização

O curso de Mestrado em Sociologia deverá ser integralizado em um mínimo de 12 meses e máximo de 37 meses.

Estrutura Curricular:


Para obter o título de Mestre o aluno deverá perfazer 20 créditos em disciplinas e ser aprovado na defesa da Dissertação. O aluno deverá cumprir 8 créditos em disciplinas obrigatórias: Teoria Sociológica I e Seminário de Dissertação. Os outros 12 créditos deverão ser obtidos dentre as disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa. Uma disciplina eletiva poderá ser cursada em outros Programas de Pós-Graduação, dentro ou fora do IFCH ou em outra universidade, desde que haja concordância da SCPG. No máximo uma Disciplina de Estudos Dirigidos pode compor os créditos exigidos para o Mestrado em Sociologia. As disciplinas obrigatórias no Mestrado em Sociologia são as seguintes:
Código DisciplinaHorasCréditosNome Disciplina
SO101604Teoria Sociológica I
SO102604Seminário de Dissertação I

As disciplinas optativas e/ou eletivas para o Mestrado e Doutorado são as seguintes:
Código DisciplinaHorasCréditosNome Disciplina
SO104604Métodos de Investigação Social
SO105604Sociologia Brasileira
SO106604Pensamento Social no Brasil I
SO107604Pensamento Social no Brasil II
SO108604Teoria Sociológica Clássica I
SO111604Teoria Sociológica Contemporânea I
SO112604Teoria Sociológica Contemporânea II
SO116604História Social da Agricultura
SO117604Raízes Rurais da Sociedade Brasileira
SO118604A Questão Agrária na Teoria Sociológica
SO119604Tópicos Especiais em Teoria Sociológica e Pensamento Social I
SO120604Tópicos Especiais em Teoria Sociológica e Pensamento Social II
SO121604Tópicos Especiais em Teoria Sociológica e Pensamento Social III
SO122604Estudos Dirigidos em Teoria Sociológica e Pensamento Social I
SO123604Estudos Dirigidos em Teoria Sociológica e Pensamento Social II
SO124604Estudos Dirigidos em Teoria Sociológica e Pensamento Social III
SO125604Sociologia da Cultura I
SO126604Sociologia da Cultura II
SO128604Sociologia do Trabalho I
SO129604Sociologia do Trabalho II
SO133604Sociologia da Tecnologia
SO134604Sociologia Urbana
SO135604População e Sociedade
SO136604População e Meio Ambiente
SO138604Introdução à Análise Demográfica
SO152604Teoria Social,Sociologia Ambiental e Interdisciplinaridade
SO153604Tópicos Especiais em Ambiente e Tecnologia I
SO154604Tópicos Especiais em Ambiente e Tecnologia II
SO155604Estudos Dirigidos em Ambiente e Tecnologia I
SO156604Estudos Dirigidos em Ambiente e Tecnologia II
SO157604Tópicos Especiais em Trabalho I
SO158604Tópicos Especiais em Trabalho II
SO159604Estudos Dirigidos em Trabalho I
SO160604Estudos Dirigidos em Trabalho II
SO164604Tópicos Especiais em Cultura I
SO165604Tópicos Especiais em Cultura II
SO166604Estudos Dirigidos em Cultura I
SO167604Estudos Dirigidos em Cultura II
QQ---604Qualquer disciplina oferecida pela Unicamp
O aluno do Mestrado poderá se inscrever para participar na Disciplina do Estágio de Capacitação Docente - PED-C:
CD003302Estágio de Capacitação Docente - PED C

Obs.: Disciplina válida para todos os programas, cujos créditos não são contabilizados para a integralização do Curso. A matrícula nesta disciplina deve ser aprovada pelo orientador do aluno e pela Coordenação de Graduação.


Admissão

São admissíveis como alunos regulares do Programa de pós-graduação em Sociologia, nível Mestrado, candidatos que satisfaçam os seguintes requisitos:

  • 1º- ser graduado em curso superior;
  • 2º- conhecer pelo menos uma língua estrangeira relevante para a bibliografia;
  • 3º- dispor do tempo necessário para dedicar-se aos estudos;
  • 4º- ser aprovado em seleção promovida pelo programa.


Seleção

O processo seletivo para o curso de Mestrado ocorre em quatro etapas, sendo as três primeiras eliminatórias:

  • 1º- Avaliação do Projeto de Pesquisa e Curriculum Vitae;
  • 2º- Entrevista. (O candidato será argüido por uma banca examinadora sobre a proposta de trabalho e o curriculum vitae);
  • 3º- Prova escrita sobre tema teórico-metodológico com base em bibliografia específica definida pelo Programa;
  • 4º- Prova de proficiência em língua estrangeira. Se o candidato não for aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou alemão) terá o prazo de um ano para a realização de uma nova prova

As bancas da seleção serão indicadas pelo Departamento de Sociologia e homologadas pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Os candidatos à admissão no Mestrado devem submeter à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, a documentação exigida para o ingresso nos cursos de Pós-Graduação da universidade, conforme Edital de Seleção.
O processo de seleção para admissão no Mestrado é realizado em data previamente marcada pelo programa, em regra no fim do segundo semestre do ano anterior àquele em que se pretende a admissão. O número de vagas é variável.


Estrangeiros e Brasileiros Residentes no Exterior

Os estrangeiros e brasileiros residentes no exterior, poderão participar da seleção para admissão no Mestrado enviando seus projetos de pesquisa ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia. A seleção dos candidatos será realizada pela SCPG de Sociologia a partir da avaliação do dossiê apresentado pelo candidato (projeto de pesquisa, currículo, e demais documentos eventualmente solicitados em edital do processo seletivo).


Alunos Especiais

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia admite alunos especiais que estejam regularmente matriculados em outros programas de pós-graduação stricto sensu. Os alunos especiais devem obter a aceitação formal do docente responsável pela disciplina selecionada, antes da realização da matrícula. A critério do docente responsável pela disciplina, a SCPG de Sociologia, poderá autorizar a matrícula de estudantes especiais que não estejam vinculados a cursos de pós-graduação, desde que sejam graduados.
A admissão de alunos especiais depende do número de vagas, da aceitação do docente responsável pela disciplina e da aprovação da Comissão de Pós-Graduação em Sociologia.


Requisitos para Obtenção do Título

São os seguintes os requisitos para a obtenção do título de Mestre em Sociologia:

Créditos

O aluno deverá completar 20 créditos em disciplinas:
8 créditos em disciplinas obrigatórias: Teoria Sociológica I e Seminário de Dissertação.
Os outros 12 créditos deverão ser obtidos dentre as disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa.
Os créditos das disciplinas eletivas poderão ser compostos segundo a livre escolha dos alunos, sendo que uma das disciplinas eletivas poderá ser cursada em outros Programas de Pós-Graduação, dentro ou fora do IFCH ou em outra universidade, desde que haja concordância da SCPG.
No máximo uma Disciplina de Estudos Dirigidos poderá compor os créditos exigidos para o Mestrado em Sociologia.
O coeficiente de Rendimento Mínimo a ser exigido do aluno será de 2,5.


Capacitação em Língua Estrangeira
O Mestrado exige aptidão em pelo menos uma língua estrangeira: inglês, francês, italiano ou alemão:
  • 1º- O Exame de Proficiência de língua consiste na avaliação da capacidade de leitura de um idioma estrangeiro relevante para a bibliografia em Ciências Sociais, a critério da SCPG de Sociologia.
  • 2º- Se houver reprovação no exame de capacitação de língua estrangeira, o mesmo deverá ser realizado novamente no prazo de um ano. De acordo com o Regimento Geral de Pós-Graduação o aluno terá sua matrícula cancelada, se for reprovado duas vezes no mesmo Exame de Aptidão em Língua Estrangeira.

Exame de Qualificação
Para candidatar-se ao título de Mestre o aluno deverá ser aprovado no Exame de Qualificação:
  • 1º- o exame de qualificação será realizado com base na apresentação dos resultados da pesquisa relativa ao projeto de dissertação. O aluno do Mestrado deverá submeter-se ao exame de qualificação até o terceiro semestre.
  • 2º- será realizado por uma Comissão composta de três docentes, do qual fará parte, necessariamente, o orientador do aluno. Esta comissão será proposta pelo orientador e homologada pela SCPG.
  • 3º- somente será realizado após o aluno ter completado o total de créditos em disciplinas e atividades previstas pelo Programa e após ter sido aprovado no Exame de Aptidão em Língua Estrangeira.
  • 4º- poderá ser repetido uma única vez num prazo nunca superior a um ano.
  • 5º- o aluno de Mestrado pode ser promovido para o Doutorado sem a defesa de sua dissertação. Esta avaliação será feita no momento do Exame de Qualificação. A banca examinadora fará a recomendação à SCPG de Sociologia que nomeará uma comissão avaliadora da qual o orientador é membro nato. A avaliação da comissão será apreciada e julgada pela SCPG de Sociologia, à qual cabe a decisão.

Defesa de Dissertação
O aluno deverá ser aprovado na defesa de sua Dissertação, segundo as normas gerais estabelecidas no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp.
  • 1º- A dissertação de Mestrado deve ser defendida perante uma Comissão Examinadora de três membros, um dos quais será o orientador do candidato, o qual terá a função de Presidente da Comissão.
  • 2º- Excluído o Orientador, pelo menos metade dos membros da Comissão Examinadora deverá ser externo ao Programa e à Unidade. As Comissões, além do Orientador e dos membros efetivos, devem ser constituídas por mais dois membros suplentes, sendo um deles externo ao Programa e à Unidade.
  • 3º- O Co-orientador não poderá participar da Comissão Examinadora, devendo ter o seu nome registrado nos exemplares da Dissertação e na Ata da Defesa. Na impossibilidade de participação do Orientador, este será substituído pelo Co-orientador e na impossibilidade dessa substituição, por um docente do programa designado pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de Sociologia.
  • 4ª- Será aprovado o candidato cuja defesa da Dissertação obtiver a aprovação da maioria dos membros da Comissão Julgadora.

 
Dúvidas Frequentes | Secretaria
Pós-Graduação do IFCH
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
CEP 13083-896 - Campinas - São Paulo - Brasil