Nota de pesar - Ingrid Sayuri Corsi Taquemasa

Data da publicação: qui, 27/01/2022 - 16h35min

Prezada comunidade,

É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento da estudante Ingrid Sayuri Corsi Taquemasa (Ciências Sociais 016, mestranda na Faculdade de Educação).

Ingrid foi uma aluna dedicada e sempre presente nas atividades acadêmicas e de representação político-institucional do IFCH. Integrante do CACH, representante discente na coordenação de graduação e na congregação, era sempre firme em suas ideias e respeitosa no diálogo.

Sua trajetória na Unicamp começou ainda no colégio, como estudante do Cotuca. Como seus professores, pudemos conhecer de perto uma aluna brilhante, que não aceitava  ideias fáceis e nos estimulava a pensar sempre além.  Desenvolveu, sob orientação da colega Chantal Medaets, a iniciação científica “Estudantes indígenas na UNICAMP: mapeando atores e posições”, com a qual procurou analisar e contribuir para o aprimoramento da inserção indígena na Unicamp.

Manifestamos nossos sentimentos a todas as pessoas próximas, colegas, amigos e familiares, por essa perda tão triste e inesperada. Recebam, todas e todos, nosso abraço afetuoso e solidário.

A direção do IFCH decreta luto oficial no dia de hoje, sem suspensão das atividades, e informa que  os canais do SAPPE estão à disposição para o acolhimento de nossa comunidade no telefone 19 993724506.

Profª. Andréia Galvão
Diretora do IFCH/Unicamp

Prof. Michel Nicolau Netto
Diretor Associado do IFCH/Unicamp

Nota do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp - CACH

É com imenso pesar que comunicamos à comunidade do IFCH o falecimento de Ingrid Sayuri Corsi Taquemasa. Amiga, companheira e colega de muitos, Ingrid foi uma imprescindível na construção das lutas que tivemos na Unicamp e de nossa entidade e uma amiga incrivelmente acolhedora e sensível. Nesse momento nos agarramos às suas memória e nos comprometos a seguir em frente na luta que compartilhamos ao longo desses anos por uma Universidade e mundo verdadeiramente justo e livre pra todes.
Aos familiares e amigos expressamos nossos mais profundos sentimento e pêsames.

Ingrid, presente!

Nota do Diretório Central dos Estudantes da Unicamp

Infelizmente, com muito pesar, informamos à comunidade de que Ingrid Sayuri Corsi Taquemasa, integrante da chapa do DCE "É Tudo pra Ontem" faleceu. Sayuri ingressou em 2016 na universidade no curso de ciências sociais. Era uma grande amiga, sensível, aliada nas lutas para que a universidade fosse mais democrática e representativa. Sayuri com certeza nos fará muita falta. Desejamos nossos profundos sentimentos a todes es familiares e amigues.

Descanse em paz, companheira! Sayuri, presente!

Nota da Associação de Pós-Graduandos da Unicamp

A Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos da Unicamp (APG Unicamp) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da mestranda da Faculdade de Educação, Ingrid Sayuri Corsi Taquemasa.

Sayuri foi estudante do COTUCA e ingressou na Unicamp em 2016, no curso de Ciências Sociais. Foi representante discente do IFCH, integrante do CACH e do DCE Unicamp. Participou da Frente Pró-Cotas e lutou pela conquista das cotas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Sua pesquisa “Estudantes indígenas na UNICAMP: mapeando atores e posições”, também contribuiu para a discussão das ações da universidade voltadas aos acadêmicos indígenas.

Em memória de seu inestimável legado na luta por uma universidade mais plural e democrática, manifestamos nossos sentimentos a familiares, colegas amigos e pessoas próximas.

Sayuri, presente!