Experiências fotográficas: entre arquivos, imagens e memórias moçambicanas

Data da publicação: qui, 13/07/2023 - 14h34min

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, o Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (La´grima) e o Centro de Estudos de Migrações Internacionais (Cemi) promovem a mesa Experiências fotográficas: entre arquivos, imagens e memórias moçambicanas, dia 10 de agosto, às 17 horas no Auditório Fausto Castilho.

Com um olhar duplicado, entre o arquivo e a cidade, este trabalho busca entrelaçar memórias e imagens a partir do acervo do fotojornalista moçambicano Ricardo Rangel. O exercício afetivo e epistemológico de caminhar-pesquisar procurou tensionar as “histórias oficiais” sobre o colonialismo português em Moçambique presentes tanto nas estantes dos arquivos institucionais quanto nas ruas da cidade de Maputo. Assim, a cidade fotografada e arquivada é articulada com a cidade atual, no intuito de cruzar temporalidades, sobrepor histórias e provocar inquietações.

Bruna Triana é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Goiás, Brasil). Pesquisadora Associada do PERIFÉRICAS (UFBA) e do GRAVI (USP).


 


Programação:

Data Título Local
qui, 10/08/2023 - 17:00 Experiências fotográficas: entre arquivos, imagens e memórias moçambicanas Auditório Fausto Castilho