Exposição Clóvis Moura e Consciência Negra: 24/11/2023 a 22/12/2023

Data da publicação: sex, 24/11/2023 - 12h06min


A exposição reúne obras do sociólogo, jornalista, historiador e escritor brasileiro Clóvis Steiger de Assis Moura, nascido no Piauí e temáticas relacionadas aos estudos de sua produção.

Clóvis Moura é o intelectual que redescobriu e reinventou o Brasil a partir de sua interpretação e problematização histórico-sociológica pela valorização do elemento negro enquanto agente político e modernizante da sociedade nacional. Produziu importantes estudos sobre a escravidão e sobre a resistência dos negros no Brasil, persistiu no seu devir de que sua obra dialogaria e seria reabilitada pelas gerações futuras na sua ânsia transformadora de erguer uma sociedade não mais alicerçada em origens escravagistas, machistas, discriminatórias e reacionárias.

Dialogando com o pensamento de Clóvis Moura e o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Biblioteca do IFCH realizou uma seleção de obras do autor e outras obras com os mesmos objetos de estudo.

Fonte: https://linktr.ee/seminarioclovismoura

A mostra é de curadoria da própria Biblioteca, e ficará em cartaz, no saguão de entrada, de 24 de novembro de 2023 a 22 de dezenbro de 2023.

Clique aqui para conhecer a lista completa dos títulos doados.