Como parte das atividades de recepção dos ingressantes, a Coordenação de Pós-Graduação e o Programa de Pós-Graduação em História promovem o evento 60 anos do Golpe Militar de 1964 - O passado como campo de disputas do presente, dias 26 e 27 de março no IFCH Unicamp.
Terça-feira 26.03 | Auditório Marielle Franco
9h00 - Abertura
Luana Saturnino Tvardovskas - Coordenadora do PPGH/UNICAMP
Michel Nicolau Netto - Diretor associado do IFCH/UNICAMP
Hamilton Pereira da Silva (Pedro Tierra) - Coordenador-Geral de Memória e Verdade e de Apoio à Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos - Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Mesa 1: História de reaparições e rupturas
10h às 12h - Coordenação Fernando Teixeira da Silva (Departamento de História)
Fernando Teixeira da Silva (Departamento de História) - Conflitos e Justiça do Trabalho no contexto do golpe de 1964.
Rodolfo Machado (UniPinhal-Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal) - Genocídio indígena e violações de direitos humanos da classe trabalhadora: da ditadura empresarial-militar à Justiça de Transição no Brasil (1964-2024)
Richard Martins (Grupo de Trabalho Empresariado e Ditadura no Brasil (GTEDB/UFRRJ) e Centro de Memória do Sul Fluminense (CEMESF/UFF) - Ditadura, Trabalhadores e Responsabilidade Empresarial.
Mesa 2 - Imaginário brasileiro e oposições socioculturais
14h às 17h - Coordenação Margareth Rago (Departamento de História)
Gabriel Zacarias (Departamento de História) - Desvios e situações: arte e política na ditadura.
Marcelo Ridenti (Departamento de Sociologia) - Os intelectuais e o golpe de 1964: entre a oposição e a cumplicidade.
Yara Frateschi (Departamento de Filosofia) - Democracia, direitos humanos e resistência em Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro
Mesa 3 - Democracia insoluta
18h às 20h - Coordenação Andréia Galvão (Departamento de Ciência Política - Direção do IFCH)
Marcos Nobre (Departamento de Filosofia) - Livro Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro, Editora Todavia. Prêmio Jabuti Ciências Sociais
Comentadores: Luciana Tatagiba (Departamento de Política), Ronaldo Rômulo Machado de Almeida (Departamento de Antropologia), Luana Tvardovskas (Departamento de História)
Quarta-feira 27.03 | Auditório Fausto Castilho
Mesa 4: Ditadura e Minorias
18 às 20h - Coordenação Nashieli Loera (Departamento de Antropologia e Coordenadora de pós-graduação- IFCH)
Larissa Tanganelli (PPGAS) Livro- “Há perigo na esquina”: discursos dissidentes no jornal Lampião (1978-1981). Série Teses Premiadas Coleção Avakuaaty – PPGAS.
Comentadores: Isadora Lins França (Departamento de Antropologia), Bárbara Castro (Departamento de Sociologia e Diretora Associada do Arquivo Edgard Leuenroth - AEL/IFCH) e Rodrigo Camargo de Godoi (Departamento de História)