|
Boletim do IFCH #86
Nessa primeira edição do Boletim em 2024 informamos sobre a seleção de candidatos a bolsa de Pós-Doutorado no âmbito da “Iniciativa Amazônia +10 - Projetos de Cooperação, supervisionado pela professora Artionka Capiberibe (Departamento de Antropologia).
Já a 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, coordenada pela professora Cristina Meneguello (Departamento de História), se encontra com inscrições abertas. A Biblioteca informa a aquisição pela universidade do acesso à base de dados Funding Institutional, da Elsevier.
E no IFCH Público, informamos que o livro Sacerdotisas Voduns e Rainhas do Rosário, de coautoria de Aldair Rodrigues (Departamento de História), ajudou a inspirar o enredo da Unidos do Viradouro, escola de samba campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Também informamos que a professora Patricia Meneses (Departamento de História) foi entrevistada na Revista Pesquisa Fapesp para uma matéria sobre pintores estrangeiros que estiveram em expedições ao Brasil no Século XIX.
Ainda no IFCH Público, compartilhamos que a exposição Murilo Mendes Poeta Crítico: O Infinito Íntimo, com curadoria da professora Taisa Palhares (Departamento de Filosofia), venceu o Prêmio APCA 2023 e que o professor Antonio Guerreiro (Departamento de Antropologia) participou de um evento na Índia sobre os desafios das mudanças climáticas.
Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH
Instagram: @ifch.unicamp
Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1
Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp
|
|
|
|
Chamada de seleção de candidatos a Pós-Doutorado no âmbito da “Iniciativa Amazônia +10 - Projetos de Cooperação
Estão abertas, no período de 15 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024, as inscrições para candidatura a uma bolsa de pós-doutorado nas áreas Interdisciplinar/Ciências Sociais Aplicadas/Ciências Humanas, associada ao Projeto de Pesquisa Regular FAPESP 2022/10458-3 Energia limpa, vida sustentável: fomento à educação escolar, à transmissão de práticas tradicionais e à geração de renda entre os povos indígenas do Baixo Oiapoque e Mapuera-Trombetas-Nhamundá (Calha Norte), supervisionado pela professora Artionka Capiberibe, sediada no Departamento de Antropologia do IFCH Unicamp.
O projeto Energia limpa, vida sustentável: fomento à educação escolar, à transmissão de práticas tradicionais e à geração de renda entre os povos indígenas do Baixo Oiapoque e Mapuera-Trombetas-Nhamundá (Calha Norte) é um projeto colaborativo que responde ao Edital Amazônia +10 e envolve equipes de pesquisadores da Unicamp, Unifap e Ufopa.
Saiba mais detalhes consultando o edital.
|
|
Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
A Unicamp abriu as inscrições para a 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país. Neste ano, a ONHB traz mudanças importantes, entre elas, a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior e a gratuidade na inscrição para estudantes de escolas públicas.
O prazo para se inscrever segue até dia 26 de abril. Alunos de escolas particulares podem obter desconto na taxa até dia 12 de março. Para participar, é preciso formar equipe com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio. A 16ª edição terá início no dia 6 de maio. Serão realizadas seis fases online com duração de uma semana cada, além da final presencial que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP). A gratuidade nas inscrições para as escolas públicas é uma conquista da ONHB e pretende, assim, ampliar o acesso desses estudantes à Olimpíada.
Para a coordenadora do projeto e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Cristina Meneguello, esse era um desejo antigo e que foi possível graças à consolidação do projeto. “A ONHB depende das inscrições para se manter. Com seu crescimento e consolidação, além do apoio do CNPq, agora será possível garantir a gratuidade a esses estudantes. A ONHB é uma importante ferramenta de aprendizagem e queremos que ela alcance cada vez mais pessoas”, disse.
Saiba mais sobre a 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil em https://www.olimpiadadehistoria.com.br/noticias/ler/338.
|
|
|
|
|
Nova assinatura “Funding Institutional”
A Unicamp disponibilizou o acesso ao Funding Institutional, da Elsevier. Trata-se de uma ferramenta excelente para descobrir novas oportunidades de financiamento relevantes e obter insights práticos sobre o cenário de financiamento.
O acesso é fornecido por autenticação (IP da Unicamp), através do link: www.fundinginstitutional.com
É necessário se registrar com um nome de usuário e senha.
|
|
|
Efeitos diretos, direto-indiretos e indiretos da COVID-19 na mortalidade: uma análise da população residente no estado de São Paulo e no município de Campinas
Aluno(a): João Victor Antunes Lopes
Programa: Demografia
Data: 20/02/2024 - 09:30
Local: Sala de Defesas de Teses I
Matéria e Essência nos Livros VII e VIII da Metafísica de Aristóteles
Aluno(a): Maria Amélia Reis de Castro Rodrigues
Programa: Filosofia
Data: 22/02/2024 - 14:30
Local: Sala de Defesas de Teses I
Matéria e Essência nos Livros VII e VIII da Metafísica de Aristóteles
Aluno(a): Maria Amélia Reis de Castro Rodrigues
Programa: Filosofia
Data: 22/02/2024 - 14:30
Local: Sala de Defesas de Teses I
Wittgenstein X Gödel: reflexões sobre o Teorema da Incompletude
Aluno(a): Rafael dos Santos Ongaratto
Programa: Filosofia
Data: 23/02/2024 - 14:00
Local: CLE
Sobre o que há (ou talvez haja): Compromissos ontológicos em Quine e Carnap
Aluno(a): Deiver Vinícius de Melo
Programa: Filosofia
Data: 23/02/2024 - 16:00
|
|
|
|
O livro Sacerdotisas Voduns e Rainhas do Rosário (Chão Editora), de autoria do professor Aldair Rodrigues (Departamento de História do IFCH Unicamp) e Moacir Maia, inspirou o enredo Arroboboi, Dangbé da Unidos do Viradouro, escola de samba de Niterói campeã do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2024.
O carnavalesco da escola, Tarcisio Zanon, explicou em depoimento ao Portal Carnavalesco que “a ideia do enredo nasce intuitiva com uma pesquisa que estava fazendo sobre o acotundá, que era a religiosidade de Rosa no Daomé, com um livro do Aldair Rodrigues e do Moacir Maia (“Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário”), de Minas Gerais, que traz as sacerdotisas voduns e me dá inspiração para pesquisar esse assunto. Nós fomos à Bahia, conhecemos o terreiro de Bogum, um terreiro centenário, trazido por Ludovina e a partir daí, começamos a desenvolver esse enredo”.
O professor Aldair Rodrigues comentou a importância de sua pesquisa ter ajudado a inspirar um enredo de escola de samba que foi campeã no carnaval 2024. "Foi muito gratificante saber que o livro contribuiu para que a Viradouro levasse para a avenida o protagonismo de grandes lideranças femininas africanas que construíram esse país. A obra visa superar o estigma e a demonização da religião vodum que foram criados pelo racismo religioso".
|
|
A professora Patricia Dalcanale Meneses (Departamento de História) foi entrevistada na Revista Pesquisa Fapesp de fevereiro para a reportagem Deslumbre e horror no Rio do século XIX, sobre os trabalhos dos pintores Augustus Earle e Conrad Martens que acompanharam a expedição de Charles Darwin ao Brasil, pouco depois da Independência no século XIX.
A matéria Deslumbre e horror no Rio do século XIX pode ser lida em revistapesquisa.fapesp.br/deslumbre-e-horror-no-rio-do-seculo-xix/.
|
|
A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) divulgou no final de janeiro os vencedores do Prêmio APCA escolhe melhores de 2023 em diferentes categorias. Na categoria Exposição Nacional foi escolhida a mostra Murilo Mendes Poeta Crítico: O Infinito Intimo, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM) com curadoria da professora Taisa Palhares (Departamento de Filosofia).
A 67ª cerimônia de premiação com a respectiva entrega dos troféus está marcada para 22 de abril, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A lista completa dos vencedores do Prêmio APCA pode ser lida na página do Facebook da Associação.
Saiba mais sobre a exposição Murilo Mendes Poeta Crítico: O Infinito Intimo em https://mam.org.br/exposicao/murilo-mendes-poeta-critico-o-infinito-intimo.
|
|
O professor Antonio Guerreiro (Departamento de Antropologia) esteve em dezembro em Kohima, Nagaland (Índia), representando a equipe brasileira do projeto Ekologos - Global Environmental Humanities no XI Highland Gathering, uma conferência internacional sobre novas abordagens educacionais para os desafios das mudanças climáticas.
O projeto envolve Noruega, Brasil e Índia, e a equipe brasileira é coordenada pelo professor Omar Ribeiro Thomaz (Departamento de Antropologia). O evento, que teve como foco as relações entre povos indígenas e mudanças climáticas, foi notícia em alguns jornais indianos, destacando a importância de celebrar intenções de cooperação entre a Unicamp, o Highland Institute (Nagaland) e a RV University (Bangalore). Antonio Guerreiro ministrou a palestra “Risks to Indigenous Heritage Related to Watercourses in the Amazon: Kalapalo Management of Rivers, Lakes and Riverine Life in a Changing Environment".
A Highlander Lecture se iniciou em 2013, e desde então se tornou um importante espaço para trocar de experiências e conhecimento sobre as mudanças climáticas e os impactos na sociedade, reunindo pesquisadores de diversas áreas, como antropologia, arqueologia e meio ambiente, entre outros.
|
|
|
|
Copyright (C) 2024 Universidade Estadual de Campinas. Todos os direitos reservados. Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu em nosso site.
Nosso endereço de correspondência é: Universidade Estadual de Campinas Rua Cora Coralina, 100 Cidade Universitária Campinas, SP 13083-896 Brazil
Quer mudar como você recebe esses e-mails? Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|