José Alves de Freitas Neto

Professor Livre Docente do Departamento de História da Unicamp, com graduação em Filosofia (USF), mestrado em Filosofia (PUC-SP), Doutorado em História (USP) e visiting scholar no Institute of Latin American Studies da Columbia University (New York). Autor de livros como “Bartolomé de las Casas: a narrativa trágica, o amor cristão e a memória americana” (Annablume, 2003) e “Percorrendo o vazio: intelectuais e a construção da Argentina no século XIX” (Intermeios, 2021) e “História Geral e do Brasil” (Harbra, 2004, 206, 2010) e coautor de “A Escrita da Memória” (ICBS, 2004). Tem diversas publicações nas áreas de cultura, política, história e ensino.   Suas áreas de pesquisa concentram-se na História da América contemporânea, história intelectual, cultura, política e ensino. Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e supervisiona pós-doutorados.

Foi coordenador de graduação (2007-2011), de pós-graduação (2016-2017), chefe de Departamento de História (2014-2015), coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (ea2), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (2010-2013), e atualmente é  Diretor da Comissão de Vestibulares da Unicamp (COMVEST). Foi consultor da área de Humanas para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e coordenou diversos cursos de formação de professores.

Linhas de Pesquisa:
Programa de História