Daniel Omar Perez
Bolsista de Produtividade CNPq, nível 1 D
Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Atualmente, a pesquisa aborda a relação entre a estrutura da proposição e a natureza humana (antropologia). Também desenvolve um projeto sobre a constituição do sujeito a partir das relações de identificação - uma abordagem entre a filosofia kantiana e a psicanálise freudiana e lacanaina. O trabalho de pesquisa se concentra na questão de como os indivíduos se constituem como sujeitos - tanto individual, quanto coletivamente. Sendo assim, são abordados fenômenos como massa, povo, coletivo, relações amorosas e situações diagnosticadas no espectro do autismo. O professor ainda realiza trabalho de extensão com filosofia, psicanálise e autismo.
Em 2012, realizou um estágio de pós-doutorado na Bonn Universität, localizada na Alemanha, onde desenvolveu parte do projeto sobre antropologia em Kant e avançou na tradução de “Reflexões de Antropologia”, de Kant (trabalho iniciado com Valerio Rohden em 2008). No ano de 2007, realizou outro estágio de pós-doutorado na Michigan State University (EEUU) com o apoio da Capes, onde trabalhou na antropologia pragmática de Kant e na organização do livro “Kant in Brazil” com Frederick Rauscher. Concluiu o doutorado em 2002 com a tese “Kant e o problema da significação” e o mestrado em 1996 com a dissertação “Significação dos conceitos e solubilidade dos problemas (acerca do esquematismo transcendental na Crítica da razão pura de Immanuel Kant como procedimento de doação de sentido aos conceitos)” - ambos realizados na Universidade Estadual de Campinas com o apoio da Capes. Obteve o título de licenciado em filosofia em 1992 na Universidade Nacional de Rosario, localizada na Argentina - também tem formação como psicanalista a partir de 1990 na Argentina.
Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros s sobre filosofia e psicanálise. Entre suas publicações podemos contar “Kant e o problema da significação” (Editora Champagnat, 2008), “O Inconsciente: onde mora o desejo” (Civilização Brasileira, 2012) “Ontologia sem espelho” e “Ensaio sobre a realidade” (CRV, 2014). Orientou pesquisas no nível de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, especializações, mestrados e doutorados na área de filosofia e de psicanálise. É membro da Sociedade Kant Brasileira. (Texto informado pelo autor)
Linhas de Pesquisa:
Teoria do Conhecimento
Filosofia da Ciência e da Linguagem
Pensamento Ético-Político
História da Filosofia
Publicações mais relevantes:
- Perez, Daniel Omar. LOS LÍMITES DE LA PSICOLOGÍA COMO CIENCIA Y LA POSIBILIDAD DE SU USO EN LA ANTROPOLOGÍA EN KANT. Studia Kantiana, v. 15, p. 51-61, 2017.
- Perez, Daniel Omar. O lugar da natureza humana em Kant, 2017. Natureza Humana (Online), v. 19, p. 3-19, 2017.
- Perez, Daniel Omar. Sem Perdão. A lógica do perdão e da culpa, do esquecimento e da lembrança a partir de Freud. REVISTA DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, v. 5, p. 125-138, 2017.
- Perez, Daniel Omar. Ontology, metaphysics and criticism as Transcendental Semantics as of Kant. Revista de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso), v. 28, p. 459, 2016.
- Perez, Daniel Omar. A identificação, o sujeito e a realidade. Uma abordagem entre a filosofia kantiana e a psicanálise freudiano-lacaniana. Sofia, v. 6, p. 162-210, 2016.
Prédio: Prédio dos Professores
Sala: 45B
Fone: +55 (19) 35211681