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Coleção Trajetória
A AUTORA

 

 

Maria Lygia Quartim de Moraes

A meu ver, essa ativista é uma das principais intelectuais feministas que buscam construir uma ponte segura entre o marxismo e o feminismo, em sua produção acadêmica, na sua orientação de pesquisadores e em sua própria vida. Em sua tese de doutoramento, intitulada “Família e Feminismo: 
Reflexões sobre os papeis femininos na imprensa para mulheres” (1981), defendida no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, a questão é posta com muita propriedade. Quinzes anos depois, é retomada no texto de sua tese de livre-docência, “Vinte  anos de feminismo” (1996) já transformada pela interlocução com a psicanálise. O resultado é um trabalho instigante e inovador. Partindo de uma perspectiva  marxista renovada, Maria Lygia Quartim de Moraes trabalha a relação entre marxismo e movimento feminista buscando as “raízes marxistas do feminismo brasileiro dos anos 1970”, levando em conta o próprio contexto de resistência à ditadura militar existente. Parte de Marx e Engels, chega à Simone de Beauvoir e Juliet Mitchel, mostrando como estas afetam o estudo das pioneiras feministas brasileiras. Na verdade, também afetam a ela, leitora de Beauvoir desde muito jovem. Mas é Juliet Mitchel, intelectual da “nova esquerda” inglesa, feminista socialista, leitora de Freud que ganha maior espaço em suas reflexões e memórias. Maria Lygia também discuteos limites do marxismo para construir uma teoria da subjetividade e focaliza o trabalho de Freud e da psicanálise, acompanhada por Althusser, “como método de desvendamento do ‘feminino’ e do ‘masculino’ na ótica do inconsciente. Mostra os impasses do feminismo ao lidar com a questão da maternidade, as dificuldades que as feministas tiveram, nas décadas de 1970 e 1980, para pensar positivamente a maternidade, numa atitude mais de rebeldia à figura materna de que de problematização da relaçãoentre mães e filhos. A questão da transformação da subjetividade é trabalhada quando afirma que um ponto crucial da luta feminista é a necessidade de “lutar contra o poder fálico”. Ao mesmo tempo, assim como uma infinidade daquelas que atuam politicamente no movimento feminista brasileiro, em suas inúmeras frentes,continua afirmando-se como feminista. Contra as pedras lançadas no presente ou desde o passado, ousam assumir os feminismos que ajudaram a construir e a movimentar com suas atitudes, com suas práticas, suas ações, suas experiências, seus pensamentos, seus desejos e seus afetos. 

(Margareth Rago, A aventura de contar-se”, Campinas Editora da Unicamp, 2013)