Inicio: 1993.
última publicação: 2016.
Autores: Professores e Doutorandos do IFCH.
Tiragem: 250
cota: 30%
Universidades: não
finalidade: O seu propósito editorial surgiu da necessidade de expor – após infindáveis reflexões a respeito – dimensões abrangentes que, medidas no contexto competente e original, refletissem a urgência de resposta para uma realidade que tem sido compreendida cada vez mais em fragmentos. Trata-se de publicações de artigos e ensaios que tratam de questões teórico-metodológicas em relevo no campo das Ciências Sociais hoje.
A Revista TEMÁTICAS publica trabalhos originais dos alunos de pós-graduação em Ciências Sociais do IFCH/UNICAMP, na forma de artigos, resenhas, comunicações e traduções. Só serão aceitas resenhas de livros que tenham sido publicados no Brasil, nos dois últimos anos, e no exterior, nos quatro últimos anos.
Prioritariamente, os trabalhos devem ser redigidos em português ou em espanhol. O Resumo e os Unitermos, que precedem o texto, escritos no idioma do artigo, os que sucedem o texto, em inglês (Abstract/Keywords).
É permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos da Revista TEMÁTICAS em outras publicações ou sua tradução para outro idioma, desde que citada a fonte original.
PREPARAÇÃO DOS ORIGINAIS
Apresentação. Os trabalhos devem ser apresentados em disquete e acompanhados dos printers (3 cópias impressas, fiéis do disquete, sendo 2 cópias sem nome do autor do texto), em um dos seguintes programas: Word 6.0 ou superior, não devendo exceder 8.000 palavras. O Conselho Editorial se reserva o direito de não considerar a publicação de trabalhos que ultrapassem os limites estabelecidos. Sem a obediência das normas, o texto não será publicado.
Estrutura do trabalho. Os trabalhos devem obedecer à seguinte seqüência: folha de rosto com Título; Autor(es) (por extenso e apenas o sobrenome em maiúscula); programa e área aos quais está(ão) vinculado(s), vínculo docente, endereço residencial e telefone para contato; no corpo do texto: Título, Resumo (com máximo de 200 palavras); Unitermos (com até 7 palavras tiradas do Thesaurus da área, quando houver); Texto; Abstract e Keywords (versão para o inglês do Resumo e Unitermos); Referências Bibliográficas (trabalhos citados no texto), Bibliografia (indicar obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, se houver).
Referências Bibliográficas. Devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir a NBR 6023 da ABNT.Abreviaturas. Os títulos de periódicos deverão ser abreviados conforme o Current Contents.Exemplos:• Livros e outras monografias:FIGUEIREDO, A.C., FIGUEIREDO, M. O plebiscito e as formas de governo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993, 98 p.• Capítulos de livros:JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C.S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p.47-66.• Dissertações e teses:BITENCOURT, C.M.F. Pátria, Civilização e Trabalho. O ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.• Artigos de periódicos:LESSA, S. Lukács: Trabalho, objetivação, alienação. Trans/Form/Ação, São Paulo, v.15, p.39-51, 1992.Citação no texto. O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (Torres, 1978). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Segundo Schaff (1992)...” Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p. (Delouya, 1994, p.54). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (Marx, 1984a) (Marx, 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos são indicados, ligados por & (Lamounier & Meneguello, 1986) e quando tiver três ou mais, indica-se o primeiro seguido de et al. (Weffort et al., 1988).Notas. Devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé de página. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números arábicos, na entrelinha superior.As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
RESENHAS E TRADUÇÕESAs resenhas devem seguir o padrão de publicação de Temáticas contendo no máximo 3000 palavras.
Para informações sobre chamadas: http://revistatematicas.blogspot.com.br/