Tamanho normal de Letra Aumentar tamanho de letra

Introdução

Seja bem-vindo ao website do Ceres

Centro de Estudos Rurais (CERES) É um grupo interdisciplinar de pesquisa que congrega pesquisadores, professores e estudantes interessados no estudo dos processos e relações sociais que atores, instituições e situações relacionados ao mundo rural em contextos nacionais ou internacionais. Atualmente, o Ceres congrega diversos grupos de pesquisas tais como o mOve – Movimentos, Ocupações e Estado; LATA – Laboratório de Antropologia, Territórios e Ambientes; LAPA - Laboratório de Pesquisa e Extensão com Populações Tradicionais Afro-americanas e o Observatório dos Conflitos Rurais no estado de São Paulo.

Notícias

O Centro de Estudos Rurais da Unicamp repudia todo e qualquer tipo de violência e criminalização contra os movimentos e organizações rurais que lutam pela democratização do direito à terra e a uma vida digna das populações do campo. Os acontecimentos de violência policial que ocorreram no dia 04 de novembro de 2016 na Escola Florestan Fernandes do Movimento dos Trabalhadores rurais sem-terra devem ser apurados. A polícia irrompeu arbitrariamente e sem ter apresentado nenhum mandado judicial. No ato foram ameaçados estudantes e funcionários que se encontravam na escola e uma pessoa resultou ferida. A ENFF, fundada em 2005 só se tornou possível graças ao trabalho coletivo de mulheres e homens oriundos de diversos assentamentos e comunidades rurais do Brasil e de centos de voluntários de diversas partes do mundo. Hoje é um espaço que se tornou, ao longo dos últimos 10 anos uma referencia na América Latina na formação e educação de milhares de jovens e adultos, um espaço democrático e de acolhida dos mais diversos projetos educativos, incluindo parcerias com Universidades de referência nacional e internacional.

Pesquisadores e pesquisadoras do Ceres, comprometidos com a compreensão da complexidade da vida social das populações do campo exigimos que os direitos destas populações sejam respeitados e garantidos, e condenamos qualquer tipo de manifestação autoritária e criminalização dos movimentos sociais. Esperamos que o projeto de um Estado democrático, conquistado também graças à luta dos movimentos e organizações do campo seja preservado.

Pesquisadores e pesquisadoras do Centro de Estudos Rurais
Campinas, 07 de novembro de 2016



Grupo de Discussão

Conheça cada projeto

Biblioteca do Ceres


Ceres
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
CEP 13081-896 - Campinas - São Paulo - Brasil
Tel.: (19) 3521-1636
E-mail: ceres@unicamp.br