Pular para o conteúdo principal
Produção Acadêmica

?KLEBER MENDONÇA FILHO: RECIFE FRIO (2009) /VISUALIZING VERTICALIZATION?

Tipo: Produção Bibliográfica
| Ano: 2022

Resumo

Ensaios sobre ficção científica/especulativa exploram os futuros que alimentam nossas fantasias mais queridas e pesadelos aterrorizantes, ao mesmo tempo em que ajudam comunidades diversas a elaborar novas estratégias de sobrevivência para um milênio difícil.

A explosão da ficção científica/especulativa (FC) em diferentes mídias, desde o final do século XX até o presente, obrigou aqueles no campo dos estudos de FC a repensar a identidade, a orientação e os interesses da comunidade. Nesta coletânea editada, mais de quarenta escritores, críticos, designers de jogos, acadêmicos e ativistas exploram textos essenciais de FC, com um olhar voltado para um futuro em que as corporações dominam tanto os meios de produção quanto os de distribuição, e os governos dependem de poderosas tecnologias de vigilância e encarceramento.

Os ensaios, de escopo internacional, demonstram a diversidade da FC por meio de um equilíbrio entre romances populares de massa, quadrinhos, filmes, jogos, programas de TV, creepypastas e obras mais especializadas. As obras de FC exploradas variam de Riot Baby de Tochi Onyebuchi, 2084: O Fim do Mundo de Boualem Sansal, Terra Nullius de Claire Coleman, quadrinhos de Watchmen e X-Men e o filme da Marvel Capitão América: O Soldado Invernal , à trilogia MaddAddam de Margaret Atwood, The Dispossessed de Ursula K. Le Guin, The Wandering Earth de Liu Cixin e a trilogia Wormwood de Tade Thompson. Em uma era em que desastres ecológicos e pandemias globais regularmente expõem e intensificam profundas desigualdades político-econômicas, que futuros a FC antecipou? Que estratégias de sobrevivência ela nos forneceu? Pode nos ajudar a lidar com, e crescer além, das desigualdades e injustiças de nossos tempos?

Ao contrário de outros livros de crítica especulativa/ficção científica, Uneven Futures usa um formato de artigo de reflexão para tornar seus insights críticos envolventes para um público amplo. Os ensaios inspiram visões de futuros possíveis melhores — com base em engajamentos feministas, queer e especulativos globais com futurismos indígenas, latinos, afro e africanos — ao mesmo tempo em que transmitem lições importantes para a organização política no presente.

Colaboradores: Ben Abraham, Emmet Asher-Perrin, Brent Ryan Bellamy, Gerry Canavan, Andrew Ferguson, Fabio Fernandes, Dexter Gabriel, M. Elizabeth Ginway, Sean Guynes, Ouissal Harize, David M. Higgins, Veronica Hollinger, Allanah Hunt, Nicola Hunte, Nathaniel Isaacson, Ayana Jamieson, Darshana Jayemanne, Gwyneth Jones, Brendan Keogh, Sami Ahmad Khan, Cameron Kunzelman, Bryan Kamaoli Kuwada, Isiah Lavender III, Caryn Lesuma, Karen Lord, Sarah Marrs, Farah Mendlesohn, Cathryn Merla-Watson, Hugh Charles O'Connell, B. Pladek, John Rieder, Lysa Rivera, Kim Stanley Robinson, Steven Shaviro, Rebekah Sheldon, Alison Sperling, Alfredo Suppia, Bogi Takács, Taryne Jade Taylor, Sherryl Vint, Kirin Wachter-Grene, Ida Yoshinaga.

Membros

Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia