O USO DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO MEC/INEP COMO FONTE DE DADOS ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DAS MIGRAÇÕES ESTUDANTIS
Resumo
A migração estudantil é um tema que tem sido objeto de estudo recentemente no Brasil por causa das políticas de acesso à educação instituídas a partir de 2009 como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Muitos estudos analisam a migração estudantil utilizando o banco de dados dos censos demográficos do IBGE ou informações municipais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o PIB. O objetivo desse trabalho é apresentar o Censo da Educação Superior (CES) como fonte alternativa dos estudos da mobilidade estudantil ao nível de graduação, enfatizando as suas vantagens e desvantagens, e mostrando o potencial dessa fonte de dados para análises deste tipo. Com relação à migração estudantil, o censo da educação superior permite compreender os fluxos de mobilidade intraestaduais e interestaduais, desde 2009. O CES tem periodicidade anual e os microdados mais recentes disponibilizados são os de 2019, permitindo, portanto, uma análise do fluxo migratório por uma década, até o momento.
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