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Produção Acadêmica

A Noção de Causa Explanatoriamente Mais Apropriada e sua Relevância na Demonstração Científica Aristotélica

Tipo: Produção Bibliográfica
| Ano: 2024

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar e discutir a noção aristotélica de conhecimento científico,
desenvolvida por Aristóteles na obra Segundos Analíticos (APo). Mais especificamente, nosso
propósito é mostrar, a partir da análise da definição de conhecimento científico, formulada em
71b 9-12, que obtemos conhecimento científico sem mais (ἁπλῶς) quando conhecemos um
dado explanandum através de sua causa explanatoriamente mais apropriada. Mostraremos
que a conexão causal entre um dado explanandum e seu explanans mais apropriado é
necessária, de modo que deve haver, para cada explanandum, um único explanans capaz de
o explicar de modo plenamente satisfatório. Nesse sentido, defenderemos que a noção de
causalidade possui, para Aristóteles, uma estrutura triádica, e que adquirimos conhecimento
científico através de um silogismo demonstrativo em que o termo mediador (B) é capaz de
expressar a causa pela qual um dado atributo, tomado como explanandum e representado
pelo termo maior (A), é predicado de seu sujeito mais apropriado, representado como o termo
menor (C). Para que nossa exposição logre sucesso, discutiremos alguns passos
argumentativos e algumas noções centrais dos primeiros capítulos de APo I, como os seis
requisitos das premissas da demonstração científica e as noções de predicação per se e de
universal comensurado. Pretendemos, ao cabo de nossa exposição, ter mostrado de que
modo a noção de causa apropriada perpassa toda a argumentação de APo I.1-5 e em que
medida as noções de predicação per se e universal comensurado se relacionam à definição
de conhecimento científico e aos seis requisitos das premissas da demonstração científica.

Membros

AHMAD SUHAIL FARHAT