Pular para o conteúdo principal
Produção Acadêmica

DESAFIOS DO ENSINO DA EXTENSÃO RURAL: PRÁTICAS E METODOLOGIAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO COM AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES

Tipo: Produção Bibliográfica
| Ano: 2022

Resumo

O presente texto objetiva refletir sobre os desafios do ensino de Extensão Rural, a partir das suas possibilidades metodológicas e práticas no contexto do currículo obrigatório do curso de graduação em Engenharia Agrícola, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas. Buscamos compreender a contribuição de pós-graduandos que participaram do Programa de Estágio Docente na ampliação do exercício da docência e o papel da disciplina na formação dos(as) alunos(as) no diálogo com agricultores(as). Entrevistamos dez estudantes de graduação, três alunas de pós-graduandas que participaram do Programa de Estágio Docente e três grupos de agricultores familiares que participaram da disciplina. A disciplina Sociologia e Extensão Rural da graduação em Engenharia Agrícola representa um contraponto a um curso com uma tendência orientada por e para o agronegócio. Esta disciplina acadêmica se desenvolve sob uma estratégia didática e metodológica realizada com agricultores(as) familiares, a partir da construção coletiva de conhecimentos, se consolidando na resistência e (re)existência do devir no desenho de possibilidades construídas na aproximação da Universidade por meio da extensão.

Membros

Sonia Maria P. P. Bergamasco
Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo
SHANA SAMPAIO SIEBER