NÚCLEOS DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA (NEAS): CONQUISTANDO CORAÇÕES E MENTES PARA A AGROECOLOGIA
Resumo
O Brasil se destaca em nível global por ter
implementado políticas com a intenção de promover a
agroecologia como paradigma produtivo para a agricultura
familiar. No entanto, a eficácia dessas políticas ainda carece de
pesquisas e debates que permitam a sua avaliação e a
compreensão dos impactos desse processo de institucionalização
da agroecologia. Neste artigo, avaliamos e discutimos o apoio à
criação de Núcleos de Estudo em Agroecologia (NEAs) em
instituições de ensino superior em todo o Brasil. Os NEAs
reúnem professores, pesquisadores e estudantes que se engajam
em atividades de ensino, pesquisa e extensão em parcerias com
camponeses, suas organizações e extensionistas rurais. A
hipótese que norteia nossa análise é que o apoio ao
estabelecimento dos NEAs permitiu uma redistribuição do poder
simbólico dentro das universidades onde eles foram
estabelecidos, permitindo que a agroecologia ganhasse maior
legitimidade. Com base em um estudo aprofundado de quatro
NEAs, os avaliamos na perspectiva de campos sociais em
disputa. Nossos achados sugerem que o apoio do Estado aos
grupos universitários dedicados à promoção da agroecologia
permitiu a construção do que chamamos de espaços
agroecológicos, que simbolicamente contestam os paradigmas
dominantes nas instituições de ensino, apoiando a constituição
dos territórios agroecológicos.
Membros




