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Produção Acadêmica

INDICADORES DE MATRÍCULAS DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Tipo: Produção Bibliográfica
| Ano: 2021

Resumo

Este  artigo  tem  como  objetivo  analisar  os  indicadores  de  matrículas  do  Público-Alvo  da  Educação Especial no estado de São Paulo no período de 2007 a 2015. Para tanto, utilizamos como  fonte  de  informações  os  microdados  dos  censos  escolares  do  Instituto  Nacional  de  Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira dos anos de 2007, 2011 e 2015, bem como as principais legislações e normas orientadoras de políticas nacionais e do estado de São Paulo  no  período  analisado.  Os  dados  demonstram  que,  se  por  um  lado  tem  crescido  o  acesso  do  Público-Alvo  da  Educação  Especial  na  rede  estadual  de  ensino  de  São  Paulo,  por outro lado há, internamente, processos marcadamente excludentes, segundo os dados de  f luxo  escolar.  Com  efeito,  desenvolvemos  algumas  hipóteses  interpretativas  para  essa  realidade educacional e concluímos que são muitos os desafios e barreiras que inviabilizam a efetivação da educação como direito social ao Público-Alvo da Educação Especial na rede estadual de ensino de São Paulo.

Membros

Joice Melo Vieira
REGIS HENRIQUE DOS REIS SILVA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
JULIANA SALLES MADEIRA
LUCIANA CRISTINA SALVATTI COUTINHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS