EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E ÁFRICA DO SUL: DESIGUALDADES RACIAIS E DE GÊNERO NO SÉCULO XXI
Resumo
O artigo analisa os resultados do processo de expansão do Ensino Superior no Brasil, a
partir do exame da heterogeneidade dos cursos de graduação, por meio da construção
de perfis, considerando as características gerais dos cursos associadas às instituições
que os ofertam, sua localização regional e a adoção de políticas de ampliação do acesso
ao ensino superior, como bolsas e ações afirmativas. Em um segundo momento, utilizase
as características dos alunos e dos cursos para compreender em que medida a
expansão levou à diversificação do perfil das instituições e do perfil do corpo discente.
Para isso, foram utilizados dados do Censo da Educação Superior e da base de dados
do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (2013, 2014 e 2015) por meio de
uma análise de cluster de dois estágios e posterior análise descritiva das características
de cada cluster. Os resultados indicam que a diversificação institucional alcançada
no século 21 tem reflexos no perfil do corpo discente de acordo com o perfil dos
cursos com destaque para a heterogeneidade do sistema privado e do perfil dos alunos
matriculados nesse nível educacional, reforçando a complexidade, a hierarquia e as
desigualdades do ensino superior no país.
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