CORRESPONDÊNCIA ENTRE FORMAÇÃO E OCUPAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM ENSINO SUPERIOR NO MERCADO DE TRABALHO DO BRASIL EM 2010
Resumo
Nas últimas décadas, o aumento da escolaridade e, sobretudo, a obtenção do diploma universitário, se firmaram como relevantes instrumentos de ascensão social. Trata-se da principal estratégia para obter melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho brasileiro. Todavia, as intensas transformações econômicas e demográficas têm impactado diretamente a oferta e a demanda por trabalho em todos os níveis, seja em escala local, nacional ou global. Em um mercado de trabalho como o nosso, em que a informalidade e rotatividade nas ocupações se acentuaram, o diploma universitário pode já não ter o mesmo impacto nas trajetórias laborais dos indivíduos que se observava no passado. Muitos estudos têm evidenciado que pessoas com ensino superior estão em postos de trabalho que não condizem com sua formação, o que pode ter diferentes interpretações e significados diante do contexto. Assim, com o intuito de contribuir com o estudo da relação entre educação e trabalho, o objetivo geral desta pesquisa é identificar a correspondência entre formação e ocupação dos indivíduos no mercado de trabalho brasileiro em 2010. As informações utilizadas serão provenientes do Censo Demográfico de 2010. A metodologia se fundamentará na aplicação da análise de correspondência múltipla. Este método é uma técnica multivariada capaz de analisar um conjunto de variáveis categóricas. Embora se reconheça que o estudo tem uma defasagem temporal de análise, julga-se importante fazê-lo, devido à contribuição que oferecerá ao debate, principalmente considerando que a abordagem da pesquisa será pela ótica da demografia econômica.
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